Busca
Busca
Economia

Movimentação de cargas no porto de Santos bate recorde histórico

No primeiro semestre de 2015, 55,2 milhões de toneladas de mercadorias passaram pelo porto de Santos, registrando um aumento de 4,4%na movimentação de cargas em relação ao mesmo período do ano passado

CUT
Agência Brasil

O aumento de exportações (6,1%) foi maior que importações (0,5%)

No primeiro semestre de 2015, o porto de Santos registrou um aumento de 4,4% na movimentação de cargas, em relação ao mesmo período do ano passado. Em números reais, a alta representa um salto para 55,2 milhões de toneladas mobilizadas no litoral paulista.

Esta movimentação representa um recorde histórico para um primeiro semestre, batendo o ano de 2013, quando saíram e entraram, no País, 53,7 toneladas de mercadorias através do porto de Santos.

A expectativa da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), no ínicio de 2015, era que o primeiro semestre movimentasse 54 milhões de toneladas, o que já superaria o ano anterior.

“O resultado foi ainda mais expressivo do que havíamos projetado e decorreu, principalmente, do aumento verificado nas exportações”, afirmou, em nota, Angelino Caputo, presidente da Codesp.

O aumento de exportações (6,1%) foi maior que importações (0,5%). Foram movimentadas 38,9 milhões e 16,3 milhões e toneladas de mercadorias, respectivamente. Os destinos mais comuns de exportações foram China (17%), EUA (13,5% e Argentina (6,2%).

A alta foi puxada pela exportação de soja (13,6 milhões de toneladas), açúcar (7,2 milhões de toneladas) e óleo combustível (1,2 milhões de toneladas). Mercadorias movimentadas em contêineres teve um aumento de 0,5% em relação a 2014, saltando para 19,8 milhões.

tags
cargas cut Economia exportação importação mercadores porto de Santos recorde
VEJA
TAMBÉM