O casal Daniel Carnielli e Telma Iara Féres Mazzocato, residente em São Paulo, gastou R$ 50,55 de pedágio para visitar parentes em Campinas e Tatuí, interior do estado, durante o feriado prolongado de 7 de setembro.
No percurso de aproximadamente 400 quilômetros, somando ida e volta, o casal passou por oito praças de pedágio com tarifas de até R$ 9,15. “Está ficando difícil visitar os parentes. O pedágio está quase mais caro que o combustível”, reclama a revisora de texto Telma Mazzocato, que estima ter gasto 45 litros de álcool [cerca de R$ 60,00] na viagem.
Mas quem desceu para a Baixada Santista gastou ainda mais que Daniel e Telma, se levada em consideração à distância. Para percorrer os cerca de 200 quilômetros entre Sorocaba e a Baixada, por exemplo um motorista passa por 4 praças e desembolsa R$ 30,65 de tarifas.
Um carro econômico pode fazer o trecho com 16 litros de gasolina, o que somaria algo perto de R$ 38.
Curitiba R$ 12
Os pedágios também estão presentes nas estradas federais, mas com um custo bem menor. O fotógrafo José Gonçalves Filho viajou para Curitiba (PR) neste feriado. Entre Juquiá e a capital paranaense ele passou, entre ida e volta, por 8 praças e gastou, no total, R$ 12, ou seja, R$ 1,50 em cada praça. “O problema em São Paulo não é o número de praças. São os preços abusivos que são cobrados”, diz.
Pedágio de carreta supera o custo com óleo diesel
O custo com pedágio para uma viagem de carreta entre Sorocaba e Santos pode ultrapassar a R$ 200, dependendo da quantidade de eixos do veículo. Para cada eixo o motorista paga R$ 30 até o porto. Somente na Praça Piratininga, no km 132 da rodovia dos Imigrantes, o valor por eixo comercial é R$ 18.
Uma carreta de 6 eixos, portanto, paga R$ 180 de pedágio, sendo R$ 110 somente na Praça Piratininga.
Com um consumo médio de 2,3 litros de diesel por km, ao custo de R$ 1,90 o litro, uma carreta gastaria R$ 165 de combustível contra R$ 180 de pedágio.
R$ 5 bi em 227 praças
O governo do estado de São Paulo implantou até o momento 227 praças de pedágios em todo o estado. A arrecadação é loteada entre 18 concessionárias que deverão arrecadar ao longo deste ano mais de R$ 5 bilhões, segundo estimativas do site www.pedagiometro.com.br
As privatizações das estradas paulistas começaram em 1998 e somente no ano passado foram arrecadados R$ 4,5 bilhões em pedágio.