Os trabalhadores da M&I Caldeiraria conquistaram um aumento real nos salários, em assembleia realizada nesta quinta-feira, 29, com um abono adicional. Outro acordo formalizado foi a conquista de um convênio médico para os metalúrgicos.
Além disso, as cláusulas sociais da antiga Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Grupo 8, o qual a empresa faz parte, foram renovadas. É a primeira vez que a empresa realiza acordo individual com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
O dirigente do SMetal e responsável pelas negociações, Wagner Bueno (Sorveteiro), destacou que a maior parte da base do Sindicato já foi contemplada com o reajuste salarial.
“É fundamental que os trabalhadores se associem para fortalecer o Sindicato. Assim, conseguimos avançar nas negociações e nas conquistas para a categoria”, afirma o dirigente.
A M&I fica em Votorantim e tem cerca de 40 trabalhadores.
Campanha Salarial 2023
Devido a morosidade nas negociações coletivas com os patrões, o SMetal está buscando individualmente as empresas para realizar acordos de reajuste da categoria em relação a Campanha Salarial 2023. A expectativa dos metalúrgicos é alcançar um aumento de pelo menos 2% acima da inflação e a renovação das cláusulas sociais contidas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs).
A inflação é medida através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 4,06% até a data-base da categoria, em setembro do ano passado.
Os metalúrgicos podem denunciar as empresas que ainda não buscaram o SMetal para celebrar acordo da Campanha Salarial.