Um grupo de sindicalistas metalúrgicos parou parcialmente o trânsito na avenida Victor Andrew, na zona industrial de Sorocaba, na manhã de hoje (07/12), para protestar contra acidentes que ocorrem no local e para pedir que a administração municipal duplique a avenida.
O protesto começou às 6h30 e terminou às 8h. Nesse período, a cada cinco minutos os sindicalistas esticavam faixas na avenida, interrompendo temporariamente o fluxo de veículos. Após alguns minutos distribuindo panfletos explicativos sobre o ato, o trânsito era liberado.
No panfleto, o sindicato critica a “falta de providências” da prefeitura para melhorar o trânsito e pede medidas “urgentes”, como sinalização da via, radares e redutores de velocidade, além de definição de um prazo para duplicação da avenida.
Segundo o vereador e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Izídio de Brito, que participou da manifestação, acontecem dois acidentes de transito por semana, em média, na avenida Victor Andrew. Ainda segundo o vereador já aconteceram diversas mortes e mutilações devido a esses acidentes nos últimos anos.
Prejuízos econômicos
O texto do sindicato também reclama que a falta de melhorias no local prejudica a economia da cidade, pois pela avenida “passa a produção de muitas empresas, que têm dificuldades para escoar sua produção devido ao trânsito caótico”.
“Além se ser um importante itinerário de trabalhadores ao serviço e de sua utilidade para transporte de produção, a avenida é um dos principais acessos de moradores do Éden aos bairros da Zona Norte e vice-versa”, justifica o texto do panfleto.
Durante os 90 minutos que durou a manifestação, dirigentes do sindicato e da CUT se revezaram ao microfone de um caminhão de som, que ficou estacionado no acostamento de terra que margeia a avenida. Izídio prometeu que novos protestos serão realizados em outros pontos da zona industrial onde há reclamações sobre o trânsito.
Mais protestos
O Sindicato dos Metalúrgicos e o vereador Izídio (PT) prometem realizar outros atos semelhantes ao que ocorreu nesta terça, dia 7, na avenida Victor Andrew, para protestar contra acidentes de trânsito e pedir melhorias nas vias públicas.
Os atos visam pressionar o poder público municipal a melhorar esses corredores viários, responsáveis por muitos acidentes, inclusive fatais.
Denúncias
Para dar embasamento a esses atos (e também a pedidos a serem encaminhados à prefeitura), o Sindicato dos Metalúrgicos e o vereador Izídio pedem que a população denuncie trechos perigosos no trânsito da zona industrial.
As denúncias podem ser feitas pelos telefones 3334-5400 (sindicato) e 3238-1144 (gabinete Izídio) ou pelo e-mail [email protected]