Os trabalhadores na Tenaris Confab-Equipamentos, em Pindamonhangaba, paralisaram a produção em uma hora na segunda-feira (15) pela Campanha Salarial, tanto no período da manhã quanto no da tarde. A categoria aprovou em assembleia o protesto por uma proposta que contemple o aumento real de salário.
Segundo o dirigente Vicente Caetano – Serrinha, praticamente todos os trabalhadores aderiram. “Tanto horistas quanto mensalistas, de manhã e à tarde, todos pararam para pressionar os patrões a dar um aumento salarial decente. Há muito tempo queríamos ver isso e hoje o trabalhador da Confab mostrou que está disposto a lutar ainda mais pelos seus direitos”, disse Serrinha.
Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT, Renato Marcondes – Mamão, a bancada patronal do Grupo 2 (de máquinas e eletrônicos, ao qual a Confab pertence) está intransigente nas negociações com a FEM-CUT/SP. “Os patrões não estão querendo dar nem a reposição da inflação no período, tanto que a FEM já entregou comunicados de greve pra todos os grupos. A administração da Confab também tem influência nessas decisões e nós vamos cobrar um posicionamento dela”, disse Mamão.
A Confab Equipamentos emprega cerca de 1.200 trabalhadores no distrito de Moreira César. Até o momento da assembleia da tarde, não havia nenhuma proposta da direção da empresa.