Das quatro cidades da região que tiveram candidatos metalúrgicos apoiados por lideranças sindicais, em três delas o resultado foi positivo. A categoria garantiu representantes nas Câmaras Municipais de Sorocaba, Piedade e Iperó.
Em Sorocaba e Piedade, Izídio de Brito e Geraldinho Camargo, ambos diretores licenciados do Sindicato dos Metalúrgicos, foram reeleitos para o segundo mandato. Em Iperó, Luizinho, que é ex-diretor sindical da categoria, foi eleito vereador pela primeira vez.
Os metalúrgicos da região também contam com um representante na Assembleia Legislativa de São Paulo, que é o deputado estadual Hamilton Pereira (PT). Hamilton foi vice-presidente do Sindicato da categoria entre 1989 e 1992; foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994 e hoje cumpre seu quinto mandato.
SOROCABA
Izídio teve 4.670 votos para vereador de Sorocaba nesta eleição, contra 3.348 na anterior; um crescimento de 39,5% na votação. Ele foi o candidato a vereador mais bem votado do PT e o 7º na contagem geral para a Câmara para a próxima legislatura, que começa em janeiro de 2013. Em 2008, em sua primeira candidatura, ele já havia sido o mais votado do partido e o 14º entre os 20 que compõem o legislativo na cidade.
O vereador foi presidente do Sindicato por quatro mandatos (1998 a 2008) e atualmente é membro da Diretoria Plena da entidade.
PIEDADE
Em Piedade, Geraldinho, também do PT, recebeu 1.606 votos e foi o candidato a vereador com maior número de votos na cidade. Na eleição anterior, em 2008, ele obteve 853 votos e também foi o vereador eleito com maior número de votos. Mas desta vez o petista metalúrgico aumentou em 88% sua votação. A Câmara de Piedade será formada por 13 vereadores a partir de 2013 (atualmente são 10).
Além de vereador, Geraldinho cumpre seu segundo mandato como diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.
IPERÓ
Luizinho, em Iperó, também do PT, recebeu 370 votos, conseguiu se eleger pela primeira vez vereador e foi o 6º colocado entre os 11 da Câmara Municipal. Em 2008, sua primeira candidatura, ele teve 241 votos, não conseguiu se eleger, mas teve votação suficiente para se tornar 1º suplente do PT na Câmara.
Luiz Popst, o Luizinho, foi diretor do Sindicato de 2005 a 2008 e atualmente é assessor sindical na sede dos metalúrgicos em Iperó.