O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) deu início ontem, dia 20, à primeira ação do “Metalúrgicos do Bem”, projeto solidário que surgiu a partir da Campanha do Agasalho 2023, com o objetivo de atender, de forma contínua, famílias em vulnerabilidade social.
Nesta etapa, o “Metalúrgicos do Bem” contou com a parceria da Paróquia Nossa Senhora do Povo, sob a liderança do pároco Padre Kojak, na região de Brigadeiro Tobias, e entregou 100 marmitas para as famílias que recebem assistência dos fiéis e voluntários da Paróquia.
“Foi um dia de festa para a nossa comunidade, estamos dando mais um passo nesta ajuda para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Na igreja costumamos dizer ‘Dai pão a quem tem fome. E fome de justiça a quem tem pão’, e estamos podendo viver esse ensinamento”, disse Padre Kojak.
No início deste mês, a entidade já havia sido beneficiada com doações da 2ª edição da Campanha do Agasalho, onde foram entregues 60 cobertores e 4 caixas de roupas.
Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), dirigente sindical e coordenador do projeto, falou sobre a importância de promover ações solidárias durante todo o ano, indo além de eventos pontuais como o Natal Sem Fome e a Campanha do Agasalho.
Comida para quem tem fome
“O “Metalúrgicos do Bem” nasceu com a proposta de fortalecer ainda mais o papel do nosso Sindicato como uma entidade cidadã, engajada em contribuir com a comunidade.e deve permanecer semanalmente”, complementa Marcelinho.
Com iniciativas como essa, o SMetal reafirma seu compromisso com a solidariedade e a responsabilidade social, buscando fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam.
Sindicato Cidadão
Desde 1992, por meio do conceito Sindicato Cidadão, o SMetal incentiva debates e ações para além da fábrica, em defesa de direitos sociais. Atualmente, além de realizar o Natal Sem Fome, junto com o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) e a Campanha do Agasalho, e agora Metalúrgicos do Bem, a entidade apoia diversos parceiros, como a Associação Sorocaba Futebol de Amputados (ASFA), o São Bento, a Liga Sorocabana de Basquete (LSB), entre outros.