Diretores dos Sindicatos dos Metalúrgicos das regiões de Sorocaba, Salto, Itu e Cajamar se reuniram no último sábado, dia 4, para debater a pauta da campanha salarial da categoria. A data-base dos metalúrgicos é 1º de setembro.
Promovida pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM), a plenária aconteceu em Jarinu e reuniu cerca de 100 dirigentes de base. Os participantes discutiram a atual situação política e econômica do país e os desafios para a campanha deste ano.
Durante o encontro, foram também sugeridas cláusulas sociais e econômicas a serem negociadas entre a FEM e os sindicatos patronais.
Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Ademilson Terto da Silva, o cenário político-econômico atual não é dos mais favoráveis, mas a mobilização dos trabalhadores será a chave da campanha.
“Acreditamos que ao levar a pauta de reivindicações da FEM, a unidade e mobilização dos trabalhadores será o que dará consistência para um bom resultado da campanha salarial 2016”, afirmou Terto.
As plenárias regionais sobre a campanha salarial dos metalúrgicos continuam. Já se reuniram membros dos Sindicatos de Araraquara, Bauru, Matão e Monte Alto. As próximas atividades acontecem dia 8 de junho, com dirigentes de Pindamonhangaba e Taubaté, e encerra dia 11, com a Plenária Estatutária na sede da Federação, em São Bernardo do Campo.