Reivindicação

Metalúrgicos de Sorocaba participam de marcha por direitos dos trabalhadores, em Brasília

A manifestação agrega diversas agendas da classe trabalhadora brasileira, desde a revogação de reformas neoliberais, até novos avanços

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Divulgação

Os metalúrgicos de Sorocaba se encontraram com o Deputado Federal Vicentinho (PT), que está a frente das discussões sobre a redução da jornada de trabalho, sem redução nos salários.

Metalúrgicos de Sorocaba, que atuam como dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), participaram de uma marcha em defesa de diversos direitos da classe trabalhadora, em Brasília, na quarta-feira, 22.

A atividade foi organizada por diversas Centrais Sindicais, entre elas, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a qual o SMetal é filiada, além de movimentos sociais e populares.

A marcha foi precedida por um ato pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, na Câmara dos Deputados, quando foi lançada uma Frente Parlamentar Mista que defende a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 221/2019), na terça-feira, 21. E, nesta quinta-feira, 23, acontece o pré-lançamento da Frente Parlamentar em defesa da Indústria e do Trabalho no Aço.

O vice-presidente do SMetal e secretário de saúde do trabalhador da CUT-SP, Valdeci Henrique da Silva, esteve presente na manifestação e explica que o objetivo das atividades é cobrar que o Governo Federal atenda às pautas da classe trabalhadora.

“Nós ajudamos a eleger esse Governo e, agora, precisamos reivindicar nossos direitos, inclusive considerando que sofremos muito retrocessos nos últimos anos. Os sindicatos da CUT marcaram sua presença, mais uma vez, defendendo os interesses da nossa classe”, ressalta Verdinho.

Além do vice-presidente do SMetal, participaram da marcha Agnaldo José Bastos (Uga), da Clarios; Anderson da Silva (Copinho), da ZF do Brasil; André da Silva (Andrezinho), da Gerdau; Edson de Araujo, da Kanjiko; Luiz Carlos da Silva, da Gestamp; Marcelo Rodrigues, da Scherdel; Márcio de Oliveira (Biriba), VMX; Márcio Pires, da Gestamp; Marcos Antonio Costa (Marquinho), da Schaeffler; Roberto Carlos Reis, da ZF do Brasil e Roque Medeiros de Souza, da Schaeffler.

Pautas da classe trabalhadora

A manifestação agrega diversas agendas da classe trabalhadora brasileira, desde a revogação de reformas neoliberais implementadas pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, até novos avanços, como a preocupação com o clima e o desenvolvimento sustentável. Confira a lista de pautas:

• Pela reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e por medidas de proteção e amparo a seus trabalhadores e trabalhadoras;
  • Educação: Revogação do Novo Ensino Médio;
  • Valorização do Serviço Público: Contra a PEC 32/Reforma Administrativa;
  • Em defesa da Convenção 151/defesa da negociação coletiva;
  • Trabalho decente: redução da jornada de trabalho e empregos decentes;
  • Salário igual para trabalho igual – Em defesa da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres;
  • Reforma agrária e alimento no prato!
  • Menos impostos para trabalhadores: juros baixos e correção da tabela de imposto de renda;
  • Valorização do salário mínimo e das aposentadorias;
  • Transição justa e ecológica em defesa da vida;
  • Em defesa do PLC 12/24, por Direitos dos Motoristas por Aplicativos.

Confira o depoimento de Verdinho nas redes sociais

brasilia classe trabalhadora marcha meio ambiente redução de jornada reforma da previdência reforma trabalhista