40 anos da CUT

Metalúrgicos de Sorocaba e região participam do 16º CECUT

O Congresso acontece entre os dias 25 e 27 de agosto e irá discutir o plano de lutas, além de eleger a diretoria da CUT/SP para o período de 2023 a 2027

Imprensa SMetal com informações da CUT
Foguinho/Imprensa SMetal

Os delegados e as delegadas que vão representar o SMetal no CECUT foram eleitos em assembleia realizada dia 23, na sede do Sindicato, em Sorocaba

Entre os dias 25 a 27 de agosto, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) tem presença confirmada no 16º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores-SP (CECUT), em Praia Grande. Estão inscritos 660 delegados e delegadas, dos diversos ramos cutistas. Serão ao todo 750 participantes, entre inscritos, observadores e convidados, dos quais 13 são do SMetal e quatro irão como observadores.

Com o slogan “Luta, Direitos e Democracia que transformam Vidas”, o evento irá debater a conjuntura política e socioeconômica, as principais demandas e desafios da classe trabalhadora, além de eleger a nova direção estadual e definir o plano de lutas e as estratégias da Central e entidades filiadas para o período de 2023 a 2027.

Leandro Soares, presidente do SMetal, lembra que os Congressos deste ano são especiais por dois motivos. “Primeiramente, porque ocorre no ano em que comemoramos 40 anos de fundação da CUT, que foi um momento histórico para o nosso país. E também porque acontece após a derrubada de um projeto de governo fascista e do retorno de um presidente que preza pela democracia e abre espaço para os movimentos sociais e sindicais defenderem suas propostas em prol de um Brasil melhor e para todos”, enfatiza.

Preparação para o Congresso

Nos últimos meses, as regionais da CUT se reuniram em plenárias, que se desdobraram em caderno de texto para aprofundar as discussões. Além da atividade na região de Sorocaba, onde o SMetal esteve presente, também houve nas regiões do ABC, de Osasco, de Jundiaí, de Campinas, do Vale do Paraíba, de Araçatuba, do Vale do Ribeira, de São José do Rio Preto, de Itapeva, da Baixada Santista, de Ourinhos, de Bauru, de São Carlos, de Ribeirão Preto, de Presidente Prudente, de Guarulhos, de Mogi das Cruzes, de Marília e de São Paulo.

Além disso, o SMetal participou da plenária realizada pela Federação Estadual dos Metalúrgicos de São Paulo (FEM/CUT-SP) que discutiu a participação dos metalúrgicos no Congresso, que contou com cerca de 80 delegados da categoria de todo o estado.

Em junho, o SMetal realizou plenária para organizar os metalúrgicos da região de Sorocaba, onde encaminhou os delegados da entidade para o CECUT. Para a Secretária de Juventude da CUT-SP e dirigente do SMetal, Priscila Silva, que estará no 16º CONCUT enquanto delegada nata, a participação dos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos é de extrema importância.

“É o momento de apresentarmos e defendermos as pautas e demandas da nossa base, para que elas façam parte do plano de lutas de toda a classe trabalhadora do Estado de São Paulo e também do país para os próximos quatro anos. Não tenho dúvida que tanto o CECUT, como o CONCUT serão extremamente produtivos, com os quais a nossa Central sairá ainda mais fortalecida”, conclui.

Perspectivas

A atividade acontece no contexto de celebração dos 40 anos da CUT, marcados por intensas mobilizações em defesa dos direitos da classe trabalhadora no Brasil, que passou pelas lutas da redemocratização do país nos anos 1980, contra o neoliberalismo nos anos 1990, pelo avanço dos direitos da classe trabalhadora nos anos 2000 e, recentemente, contra o golpe de 2016 e a eleição de Jair Bolsonaro em 2018, que acarretaram na retirada de direitos sociais e trabalhistas e piora das condições de vida dos brasileiros.

“Desde os anos 80, quando começou uma nova fase de atuação sindical para os metalúrgicos de Sorocaba e região, o nosso Sindicato passou a se colocar à frente das principais lutas em prol dos trabalhadores, defendendo pautas, formando lideranças e participando das principais conquistas da classe trabalhadora que ultrapassam os limites da nossa região”, assegura Leandro Soares, presidente do SMetal.

De olho no futuro, a entidade busca aproveitar as melhores condições para mobilização a partir da eleição do presidente Lula, tanto para recuperar os direitos perdidos, quanto para aprofundar a transformação na vida dos trabalhadores. Durante o evento, o macrossetor da CUT que atua na indústria irá se reunir para discutir os desafios específicos da área, que envolve principalmente a geração de emprego e renda através da industrialização.

Em outubro está previsto para acontecer o 14º Congresso Nacional da CUT, momento de aprofundar os debates sobre a conjuntura e planejar as estratégias para o próximo período.

40 anos cecut concut congresso delegado metalúrgico sindicato SMETAL