Busca
16º CECUT e 14º CONCUT

Metalúrgicos de Sorocaba se organizam para os Congressos da CUT

Delegados e delegadas do SMetal ficarão responsáveis em pautar as reivindicações da categoria nos debates estratégicos da maior central sindical do país

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Durante a assembleia na sede do SMetal, foram eleitos os delegados e delegadas que representarão a entidade no CECUT e CONCUT

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) tem presença confirmada no 16º Congresso Estadual da CUT-SP (CECUT) e no 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), encontros que vão definir ações e políticas em defesa dos trabalhadores para os próximos anos. Os delegados e as delegadas, que vão representar a entidade, foram eleitos em assembleia, na última sexta-feira, dia 23, na sede do sindicato. 

Historicamente, desde a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), há 40 anos, os metalúrgicos de Sorocaba possuem um papel importante dentro das mais diversas instâncias. 

Em 2015, no 14º do CECUT, Ademilson Terto da Silva assumiu a Secretaria de Relações do Trabalho da CUT/SP e, em 2019, na última edição do Congresso, a dirigente do SMetal Priscila Silva foi eleita para o cargo de Secretária de Juventude da CUT estadual.

Sem contar a subsede da CUT em Sorocaba que, por diversos mandatos, contou com dirigentes do ramo metalúrgico à frente da coordenação. O SMetal também faz parte da diretoria das principais instâncias dentro do ramo, como a Federação e a Confederação dos Metalúrgicos da CUT – FEM-CUT/SP e CNM-CUT.

“Desde os anos 80, quando começou uma nova fase de atuação sindical para os metalúrgicos de Sorocaba e região, o nosso Sindicato passou a se colocar à frente das principais lutas em prol dos trabalhadores, defendendo pautas, formando lideranças e participando das principais conquistas da classe trabalhadora que ultrapassam os limites da nossa região”, assegura Leandro Soares, presidente do SMetal.

Ele lembra que os Congressos deste ano são especiais por dois motivos.“Primeiramente, porque ocorre no ano em que comemoramos 40 anos de fundação da CUT, que foi um momento histórico para o nosso país. E também porque acontece após a derrubada de um projeto de governo fascista e do retorno de um presidente que preza pela democracia e abre espaço para os movimentos sociais e sindicais defenderem suas propostas em prol de um Brasil melhor e para todos”, enfatiza.

Para a Secretária de Juventude da CUT-SP e dirigente do SMetal, Priscila Silva, que estará no 16º CONCUT enquanto delegada nata, a participação dos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos é de extrema importância. 

“É o momento de apresentarmos e defendermos as pautas e demandas da nossa base, para que elas façam parte do plano de lutas de toda a classe trabalhadora do Estado de São Paulo e também do país para os próximos quatro anos. Não tenho dúvida que tanto o CECUT, como o CONCUT serão extremamente produtivos, com os quais a nossa Central sairá ainda mais fortalecida”, conclui.

Sobre a CUT

A história da CUT começou em um 28 de agosto de 1983 e, pela voz e voto de mais de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras vindos de todas as regiões do país. Em números exatos foram responsáveis pela criação da Central, 5.059 delegados, representando 912 entidades, 335 urbanos, 310 rurais, 134 associações pré-sindicais e 99 associações de funcionários públicos, além de cinco federações, oito entidades nacionais e confederações.

A Central Única dos Trabalhadores é uma organização sindical brasileira de massas, em nível máximo, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

Desde a sua fundação, a CUT tem atuação fundamental na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial.

16º CECUT

O 16º Congresso Estadual da CUT – São Paulo debaterá a conjuntura socioeconômica, as principais demandas e desafios da classe trabalhadora, além de eleger a nova direção estadual e definir o plano de lutas e as estratégias da Central e entidades filiadas para o período de 2023 a 2027. O encontro acontece entre os dias 25 a 27 de agosto.

14º CONCUT

O 14º Congresso Nacional da CUT – “Luta, direitos e democracia que transformam vidas” – acontece nos dias 19 a 22 de outubro, em um dos mais importantes momentos da história da classe trabalhadora brasileira. Por isso, intensificar e aprofundar o debate sobre a atual conjuntura, definir estratégias e elaborar um plano de lutas para fazer frente aos desafios que estão colocados para a classe trabalhadora, para o movimento sindical e para o povo brasileiro é o objetivo geral do 14° CONCUT, que acontece em São Paulo.

40 anos da CUT

Para 2023, além do CECUT e do CONCUT, os dirigentes da CUT lançaram uma nova identidade visual e estão preparando diversas atividades em comemoração à data. Acesse aqui para saber mais.

Saiba quem serão os delegados: 

Delegados representam SMetal nos congressos da CUT

Delegados representam SMetal nos congressos da CUT

tags
Congresso Estadual da CUT-SP Congresso Nacional da CUT (CONCUT) cut Delegados eleitos instâncias
VEJA
TAMBÉM