Busca
Sindicalismo

Metalúrgicos de Pindamonhangaba entram para o modelo sindical dos CSEs

A partir do próximo processo eleitoral, a categoria entrará para o novo modelo de sindicalismo

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba
Guilherme Moura
Decisão foi aprovada em assembleia e vale para as próximas eleições

Decisão foi aprovada em assembleia e vale para as próximas eleições

No último domingo, dia 13, uma assembleia histórica na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba aprovou a reforma do estatuto, com uma série de melhorias para a democratização da entidade. A partir do próximo processo eleitoral, a categoria entrará para o novo modelo de sindicalismo – o dos CSEs (Comitês Sindicais por Empresa).

Mais de cem metalúrgicos compareceram no domingo de manhã na sede do sindicato para decidir sobre os novos rumos da categoria metalúrgica de Pinda. A assembleia, a primeira dessa proporção na sede sindical, representa um marco no avanço da democracia e na concretização de mais uma meta de campanha.

Além da implantação dos CSEs, entre os principais itens da reforma estatutária também está a renovação constante da direção executiva da entidade, que poderá se reeleger apenas uma vez consecutiva para cada cargo.

Segundo o presidente, Romeu Martins, a principal diferença para o novo modelo está no aumento da representatividade do sindicato junto à categoria. “A representatividade do dirigente é o chão de fábrica. Com o CSE, cada trabalhador vai votar somente em candidatos da sua fábrica. Isso traz outra dinâmica que fortalece o movimento sindical”.

O secretário geral, Herivelto Moraes, o “Vela”, ressaltou a importância dessa medida também para as pequenas empresas. “Em muitas empresas que não tinham PLR, nós implantamos ao longo desse mandato, assim como outras melhorias. Mas com a implantação do CSE, poderemos colocar um diretor do sindicato também dentro dessas fábricas. Então a categoria como um todo será melhor representada”, disse Vela.

Contexto
De acordo com o presidente da FEM/CUT-SP, Valmir Marques (Biro Biro), a organização no local de trabalho – modelo cutista de representação dos interesses e direitos dos trabalhadores – funciona nos sindicatos metalúrgicos do ABC, Sorocaba, Salto e Taubaté. Ao todo, existem 175 empresas no Estado de São Paulo com essa forma de representação sindical, em caráter permanente.

“E o Sindicato de Pinda hoje entra para o seleto grupo de sindicatos que vai ter a sua organização no local de trabalho como prioridade e terá isso escrito de forma bem clara no seu estatuto. Então eu só tenho que dar os parabéns para essa direção e dizer que vocês podem ter certeza, trabalhador de Pinda vai ter orgulho dessa direção e vai sentir o quanto vai melhorar ainda mais a representação dos trabalhadores na base”, ressaltou Biro.

O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, citou o CSE como uma das mais importantes realizações da categoria metalúrgica no Brasil.

“Direção séria faz isso, escreve nos boletins e cumpre. E é isso que está acontecendo aqui, algo inédito e histórico. O princípio da CUT sempre foi ser uma central plural. E digo que temos que avançar mais, no sentido de superar esse modelo capitalista. Parabéns por essa atitude. Eu me sinto muito lisonjeado de estar aqui”, disse.

Trabalho integrado. O coordenador da CUT no Vale do Paraíba, Milson Antunes Pereira, frisou a atuação de Pinda junto aos outros sindicatos. “Quero ressaltar a importância desse Sindicato entre os sindicatos cutistas, ajudando a construir o movimento sindical no Vale do Paraíba, ajudando a trazer mais dignidade aos trabalhadores da nossa região, não só metalúrgico, e é importante que essa solidariedade permaneça sempre. Esse sindicato vem se destacando muito nesse trabalho e hoje está dando mais uma aula de democracia.”

O coordenador da subsede regional da CUT em Sorocaba, Evanildo Amâncio, o “Miúdo”, também ressaltou a medida como exemplo para outras categorias.

“A luta é contínua e os problemas que acontecerão, com certeza, os comitês sindicais irão solucionar. A categoria como um todo será fortalecida cada vez mais e essa nova forma de representação será um espelho para todas as outras categorias”, disse Miúdo.

tags
comitê CSE eleição pinda pindamonhanga
VEJA
TAMBÉM