Os trabalhadores da FEP Usinagem, em Sorocaba, aprovaram nesta terça-feira, dia 2, o Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022. Negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Comissão de PPR eleita na fábrica, o acordo prevê crescimento de 10,5% no valor total em comparação à proposta do ano passado.
A primeira parcela será paga ainda no mês de agosto e a segunda, atrelada às metas, em fevereiro de 2023. Os valores e indicadores não são divulgados para não influenciar negociações em andamento na categoria, nem expor o trabalhador.
Durante a assembleia, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), dirigente responsável pelas negociações com a FEP, informou que a empresa assumiu o compromisso de dar início às negociações da Campanha Salarial de 2022 na primeira semana de setembro – data-base da categoria.
A metalúrgica faz parte do Grupo 10, que há cerca de cinco anos não assina a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP). “Mais uma vez, as perdas salariais da categoria com a inflação devem ultrapassar os 10%, o que tem pesado muito no bolso dos trabalhadores. Por isso decidimos que não dá para esperar a negativa do Grupo 10 para começar a negociar o reajuste e as cláusulas sociais”, disse.
Ele explicou que o compromisso de antecipar as discussões da data-base foi assumido na última reunião entre a empresa, o Sindicato e a Comissão. “Os trabalhadores questionaram como estava a data-base e então já amarramos essa questão. Mas para garantir a manutenção dos direitos e a valorização dos salários, com um reajuste digno, a mobilização dos trabalhadores será essencial”, destacou.
O tema da Campanha Salarial 2022 é “Juntos pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários, da Democracia e do País”. Em dez meses, o total de perdas da categoria com a inflação está acumulado em 9,82%. O INPC de julho será divulgado na próxima semana, na terça-feira, dia 9 de agosto. Mais informações no Portal SMetal (acesse aqui).
A FEP faz serviços de usinagem, tornearia e solda, fica no bairro Iporanga e tem mais de 50 trabalhadores.