Trabalhadores de mais duas empresas da categoria conquistaram aumento real nos salários a partir de negociação da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal): da Brunko e da USR (Usinagem Santa Rita). As assembleias ocorreram nos dias 6 e 7 de novembro e, em ambas, foi aprovado também o desconto da taxa negocial referente à Campanha Salarial de 2023.
A Brunko, instalada em Sorocaba, faz parte do Grupo 3 e tem as cláusulas sociais garantidas até agosto de 2024. Já a USR, que fica em Araçoiaba da Serra, está cadastrada no Grupo 2, portanto, o Sindicato negociou ainda a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com todas as cláusulas vigentes por mais um ano. Os reajustes serão aplicados nos salários retroativos a setembro na próxima folha de pagamento.
“Estamos empenhados, dia a dia, em garantir acordos da Campanha Salarial para 100% da categoria. Para isso, é importante que os trabalhadores procurem o Sindicato e se mostrem dispostos em ir à luta por aumento real nos salários e pela manutenção de todos os direitos”, assegura o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), responsável pelas negociações com as metalúrgicas.
Os trabalhadores que não possuem acordo da Campanha Salarial 2023 devem denunciar aos dirigentes do SMetal pelo telefone (15) 3334-5400, pelo WhatsApp (15) 99714-9534 ou pelo Portal SMetal, no campo ‘Denuncie’.
PPR na USR
Na USR, além do reajuste de 6,14% nos salários e renovação da CCT, os trabalhadores estão reivindicando negociação do Programa de Participação nos Resultados (PPR). “A pedido dos trabalhadores, vamos cobrar a empresa para começar a discutir o programa ainda em janeiro do ano que vem. Seguimos na luta por melhores condições para os trabalhadores, seja por direitos, salários ou um ambiente de trabalho mais dignos”, destaca.
Estão em Campanha Salarial cerca de 211 mil metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, sendo aproximadamente 45 mil na base do SMetal Sorocaba.