Busca
Negociações SMetal

Metalúrgicos da SZ Usinagem conquistam aumento de 6,14% nos salários

Além disso, os trabalhadores que utilizam transporte individual para trabalhar, poderão receber vale-combustível

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Desde 2017 não há acordo com a fábrica, devido a falta de diálogo do Grupo 10.

Os metalúrgicos da SZ Usinagem conquistaram, em assembleia realizada nesta quinta-feira, 28, um aumento real nos salários de 6,14%, retroativo a setembro. O acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Outra pauta formalizada pelos trabalhadores foi um ajuste no tempo de refeição, que ficou em meia hora, para que possam sair mais cedo. Além disso, os trabalhadores que utilizam transporte individual para trabalhar, poderão receber vale-combustível ao invés do vale-transporte.

Desde 2017 não há acordo com a fábrica, devido a falta de diálogo do Grupo 10, que a representa nas negociações coletivas. Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), dirigente do SMetal e responsável pelos acordos com a fábrica, ressalta que o Sindicato está retomando a aproximação com as pequenas empresas.

“Estamos trabalhando para garantir a ampliação de direitos da categoria, além de novos benefícios. Os trabalhadores de outras empresas que ainda não tiveram o reajuste nos salários, podem procurar o Sindicato”, ressalta.

Campanha salarial

Após tentativas de negociação com os grupos patronais, a Campanha Salarial dos metalúrgicos referente à 2023, que tem como data base o dia 1º de setembro, está sendo realizada individualmente, por empresa.

Nesta Campanha, a principal reivindicação dos metalúrgicos é o aumento real de 2% nos salários, acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 4,06% até setembro, totalizando 6,14% e a ampliação dos direitos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), através de cláusulas sociais dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs).

Saiba mais: Discussões sobre a Campanha Salarial 2024 já começaram. 

tags
Campanha Salarial SZ Usinagem vale transporte vale-combustível
VEJA
TAMBÉM