Após mais de dois meses de negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a Syl Sistema de Freios, os trabalhadores da empresa conquistaram uma redução da jornada de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários. A proposta foi aprovada em assembleia na tarde desta terça-feira, dia 25.
A contrapartida dos trabalhadores para reduzir a jornada é o trabalho em sábados alternados para o 1º e 2º turnos. Porém, com jornada menor do que aquela praticada de segunda a sexta. O primeiro turno, por exemplo, vai entrar às 6h e sair às 12h quando trabalhar no sábado.
Pelo acordo, o 3º turno começa sua jornada semanal em domingos alternados, com entrada às 22h45. Hoje, eles iniciam a jornada semanal todos os domingos.
Negociações
No início deste ano, a Syl procurou o Sindicato com a intenção de implantar turnos de 6×2 para atender a demanda por produção na empresa. Após consultar o Comitê Sindical de Empresa (CSE) e demais funcionários da Syl, o Sindicato negou-se a firmar um acordo de 6×2, mas se prontificou a negociar uma nova escala de horários que previsse redução de jornada na fábrica, sem redução de salários.
Após várias rodadas de negociações e duas plenárias com os trabalhadores no Sindicato, chegou-se à proposta aprovada nesta terça-feira.
Mais empregos
Na negociação com o Sindicato, a Syl alegou que precisava mexer no horário para atender novos pedidos de clientes e que a medida iria gerar mais empregos. De fato, a empresa contratou 30 novos funcionários este ano.
A expectativa do Sindicato e do CSE é que a redução da jornada gere ainda mais postos de trabalho. “Foi uma conquista dos trabalhadores, que apoiaram o Sindicato o tempo todo, participaram das assembleias e plenárias e deram sugestões para as negociações”, afirma João Evangelista de Oliveira, Secretário-Geral do Sindicato.
25 fábricas
Com a redução para 40 horas semanais, a Syl entra para o elenco de 25 empresas do setor metalúrgico de Sorocaba que operam com jornada semanal menor do que o limite de 44 previsto pela Constituição. Juntas, as 25 fábricas empregam mais de 16 mil metalúrgicos na região.
A redução da jornada é uma das principais bandeiras de luta da CUT desde os anos 90. A central estima que se a jornada máxima de 40h se tornasse lei, seriam gerados 2,2 milhões de empregos no país.
A fabricante de autopeças Syl está instalada no bairro Aparecidinha em Sorocaba e tem cerca de 380 funcionários.
JORNADA REDUZIDA NA CATEGORIA
Empresas metalúrgicas da região com jornada abaixo das 44 horas semanais previstas em Lei