Os trabalhadores da Prysmian, unidades Boa Vista e Éden, aprovaram as propostas de aumento de 40% no valor do ticket alimentação e renovação dos acordos de jornada diferenciada 6×2 e 6×1 e de turno 2×2, negociados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e os membros do Comitê Sindical da Empresa (CSE).
Para melhor entendimento dos trabalhadores, a assembleia foi dividida em três votações separadas: uma para os funcionários que exercem a escala administrativa nas duas plantas; outra para trabalhadores com jornada diferenciada da unidade Boa Vista e a terceira para metalúrgicos com jornada diferenciada na planta do Éden.
As assembleias foram realizadas pela internet, no Portal SMetal, e ocorreram simultaneamente e de forma segura, sem aglomeração. Os links ficaram disponíveis por 24 horas, entre os dias 1 e 2 de junho.
Segundo o secretário-geral da entidade, Silvio Ferreira, as propostas de revezamento de turnos têm vigência de um ano. “O aumento de 40% do ticket alimentação é válido para todos os trabalhadores da fábrica, seja em escala administrativa ou jornada diferenciada, e começa a ser pago já no mês de junho”, esclarece.
Além do secretário-geral da entidade, participaram das negociações dos acordos os membros do CSE da Prysmian Wellington Alves da Silva (Paraíba), da planta Boa Vista; e Alexandre Galindo, Everaldo Garrido, Francisco de Assis da Silva (Mexicano), José Roberto Tarasca e Luiz Herculano da Costa (Sheila), da planta Éden.
Confira os resultados:
A votação dos trabalhadores que exercem a escala administrativa nas duas plantas (Éden e Boa Vista) ficou assim: 251 (95,08%) votos a favor da proposta, 9 (3,41%) contrários e 4 (1,52%) abstenções. Dos 357 trabalhadores aptos a votar, 264 (73,95%) participaram da assembleia.
Já na assembleia dos trabalhadores com jornada 6×1 ou 6×2 na planta Éden, o resultado foi o seguinte: 281 (83,63%) votos a favor da proposta, 50 (14,88%) contrários e 5 (1,49%) abstenções. Dos 473 trabalhadores aptos a votar, 336 (71,04%) participaram da votação.
Na votação dos trabalhadores com jornada em turno fixo 2×2 na planta Boa Vista, a proposta foi aprovada com 100% dos votos válidos. A assembleia contou com a participação de 74 (89,16%) dos 83 trabalhadores com direito a voto.
O sistema de assembleia eletrônica foi desenvolvido por uma empresa de tecnologia especializada, que faz uso de criptografia de ponta, garantindo maior segurança, privacidade e auditabilidade. A Prysmian é fabricante de cabos e tem duas unidades em Sorocaba, no Éden e no Alto da Boa Vista.