Com crescimento no valor em comparação ao acordo de 2021, foi aprovada, em assembleia realizada nesta quarta-feira, dia 23, a proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022 para os trabalhadores da Proauto Eletric, negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). O acordo abrange todos os funcionários da empresa, inclusive estagiários e aprendizes – neste caso, a valor é proporcional à jornada de trabalho.
Além disso, com a negociação do SMetal, ficou garantido que trabalhadores temporários, se efetivados, têm direito a receberem o valor do Programa a partir da data em que entraram na empresa. Outra conquista foi que, se as metas previstas no acordo forem ultrapassadas, o valor será revertido aos trabalhadores de forma proporcional.
O pagamento da primeira parcela, que representa 50% do total do Programa, será realizado em agosto de 2022 e a segunda, atrelada às metas coletivas e individuais, em fevereiro de 2023. Os trabalhadores afastados por doença profissional, acidente de trabalho ou licença maternidade, têm direito a 100% do Programa.
Para o próximo ano, a empresa se comprometeu a criar uma Comissão de PPR, composta por trabalhadores eleitos dentro da fábrica. Essa Comissão tem um importante papel nas negociações, pois trazem mais elementos da situação da empresa que podem resultar em melhorias.
A Proauto Eletric fica na Rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba, é especializada em automação industrial e tem cerca de 100 trabalhadores.