Os metalúrgicos da NAL do Brasil conquistaram diversos benefícios negociados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), em assembleias realizadas nesta quarta-feira, 25.
Com as aprovações, a fábrica passará a aplicar um reajuste de 5% nos salários, índice que envolve a soma da inflação acumulada entre setembro de 2023 e agosto deste ano, de 3,71%, e um aumento real de 1,24%.
Além disso, o desconto mensal para garantir o transporte fretado foi reduzido para 2% e o do convênio médico foi zerado. Outro benefício aprovado foi um aumento de 30% no vale-compras.
O secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, responsável pelas negociações com a fábrica, explica que esta é uma forma de aumentar o poder de compra dos trabalhadores.
“A remuneração do trabalhador não é feita só pelo reajuste, mas também pelos benefícios conquistados, porque quando os descontos são reduzidos, aumenta-se o poder de compra do trabalhador”, afirma o secretário-geral.
Investimentos na fábrica
Em junho, a NAL anunciou o investimento de R$326 milhões no país, que deve gerar 600 novos empregos diretos nos próximos anos. Hoje, a unidade de Sorocaba conta com 637 trabalhadores.
Membro do grupo de empresas Koito, com sede no Japão, a NAL (sigla para North American Lighting) fabrica sistemas de iluminação automotiva para fabricantes de veículos e fica localizada no Jardim Ibiti do Paço, em Sorocaba.