Os metalúrgicos da Metso conquistaram um acordo de Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2024. A proposta, negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), foi votada em assembleias realizadas nas plantas Equipamentos e Fundição, na tarde da quinta-feira, 9, e por meio eletrônico.
O valor do acordo pode chegar a ser 7% maior que o PPR de 2023, a depender do atingimento das metas estabelecidas, e será pago em parcela única, em março de 2025. Uma comissão composta por trabalhadores de todos os setores da empresa acompanhou as negociações.
O dirigente do SMetal e responsável pelas negociações com a empresa, Francisco Lucrécio Saldanha, lembra que, graças à negociação do Sindicato, todos os metalúrgicos recebem um PPR igualitário.
“Antes, quem tinha o maior salário, recebia um PPR maior. Agora, com a força do Sindicato, do CSE e dos trabalhadores, garantimos que todos recebam uma parcela fixa e uma variável, que atende cerca de 80% dos funcionários da empresa”, explica o dirigente.
A Metso fica no Éden, possui cerca de 900 trabalhadores.
Leia mais: Trabalhadores da Metso aprovam calendário de dias pontes para 2024
Assembleia eletrônica
Dos 493 trabalhadores aptos para votar, que estão em regime de home office, 347 participaram da assembleia eletrônica, representando 70,39%. Desses, 316 (91,07%) foram a favor da proposta, 17 (4,90%) foram contra e 14 (4,03%) se abstiveram.
A ferramenta utilizada pelo SMetal para votação da proposta foi criada por uma empresa especializada em tecnologia, a F3 WEB Soluções. Ela é criptografada, garantindo maior segurança, privacidade e auditabilidade. A escolha do trabalhador é totalmente sigilosa.