Os metalúrgicos da Jaraguá, Vicfer e JCB realizaram assembleias de mobilização em prol da campanha de solidariedade aos gaúchos atingidos pelas enchentes nesta quarta-feira, 15.
A campanha, realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) em parceria com o Banco de Alimentos de Sorocaba, tem como objetivo promover a dignidade dos atingidos na volta para suas casas, após as enchentes.
O presidente do SMetal e coordenador da campanha, Leandro Soares, explica que o Sindicato tem como objetivo articular os metalúrgicos, empresas e o conjunto da sociedade em uma corrente de solidariedade.
“O brasileiro sempre foi muito solidário e empático. Agora é hora de cuidarmos do povo, que está precisando. Temos que preparar as pessoas para voltar aos seus lares com o mínimo de dignidade. E, como sempre, nossa categoria vai ajudar nossos companheiros e companheiras do Rio Grande do Sul”, afirma Leandro.
O balanço mais recente da Defesa Civil do estado, da noite desta terça-feira, 14, divulgou que há 149 mortes confirmadas, 112 desaparecidos, 806 feridos e mais de 2 milhões de gaúchos atingidos pelas enchentes.
Jaraguá
Na manhã desta quarta-feira, o SMetal realizou assembleia na porta da Jaraguá, cujos representantes se comprometeram a contribuir com a campanha também.
O diretor executivo do SMetal e responsável pelas negociações com a fábrica, Antônio Welber Filho (Bizu) acredita que a campanha será um grande sucesso.
“As empresas estão aderindo à campanha, que está sendo muito bem aceita pelos trabalhadores”, ressalta o dirigente.
A Jaraguá é fabricante de máquinas e equipamentos industriais, e está localizada na zona industrial de Sorocaba. Cerca de 230 metalúrgicos estão empregados no local.
Vicfer
Já na Vicfer, em assembleia realizada também na manhã desta quarta-feira, os trabalhadores estavam sensibilizados com a tragédia que vive os gaúchos.
O dirigente do SMetal, que negocia com a fábrica, Wagner Bueno (Sorveteiro), explica que um ponto de coleta das doações será fixado em Araçariguama e São Roque, cidades que sediam empresas da base do SMetal.
“A casa é um momento de paz que a gente encontra, onde a gente consegue descansar, e ninguém quer perder a casa. Ficamos imaginando como é voltar para casa e não ter casa pra morar”, lamenta o dirigente.
JCB
Para encerrar a jornada de assembleias do dia, os metalúrgicos da JCB também se engajaram na campanha. O secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito, ressalta a importância de cada um contribuir.
“Estaremos ajudando a resgatar vidas e reestruturando famílias, para que o estado possa seguir a sua vida normal e, consequentemente, gerar impactos diretos e indiretos, nivelando as condições de trabalho. Os metalúrgicos continuam mantendo a sua tradição de solidariedade e humanismo”, afirma o dirigente.
A JCB do Brasil fabrica máquinas e equipamentos para a agricultura, infraestrutura e construção.
Onde doar
Pontos presenciais
Sede do SMetal – R. Júlio Hanser, 140, próximo à rodoviária de Sorocaba
Clube dos Metalúrgicos – Av. Victor Andrew, 4100, Éden
Online
Pix 08.741.511/0001-76 – Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).