Além do reajuste de 10,50% nos salários e renovação das cláusulas sociais, negociados pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) com o Grupo 3, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região conquistou o aumento também no vale compras dos trabalhadores da Iperfor, em Iperó. O reajuste do benefício segue o percentual conquistado na Campanha Salarial, de 10,50%, e o pagamento é retroativo ao mês de setembro.
A boa notícia foi informada aos trabalhadores pelo vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), durante assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, dia 28, na porta da fábrica. A empresa está em processo de recuperação judicial, opera no setor de forjaria de ferro e aço e tem 250 trabalhadores.
Verdinho falou ainda que está agendando uma reunião com representantes da Iperfor para negociar a alteração na data de pagamento do vale compras e também uma grade salarial. “Um plano de cargos e salários é importante para acertar distorções salariais, pois há casos de trabalhadores que fazem a mesma função e ganham bem mesmo que outros. Precisamos equiparar isso e pensamos numa forma de valorizar o trabalho do metalúrgico”, explicou.
Jornada 2×2
Recentemente, o Sindicato tem negociado também critérios do acordo de jornada 2×2 (dois dias de trabalho por dois dias de descanso) para trabalhadores dos setores de usinagem e forjaria. O acordo tem vigência de dois anos e, na assembleia, Verdinho esclareceu algumas dúvidas dos funcionários.
Segundo ele, com as negociações, ficou garantido que além dos feriados nacionais, estadual e federal, os trabalhadores folgam em datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mães e feriados religiosos. “Em uma negociação de jornada diferenciada, como é no caso do 2×2 ou 6×2, o Sindicato sempre busca uma melhoria para o trabalhador. Na Iperfor, conseguimos mais dias de folga e, caso a empresa convoque o metalúrgico para trabalhar nessas datas, tem que pagar como hora extra”, enfatizou.