Em assembleia realizada na segunda-feira, 23, os metalúrgicos da Hiter conquistaram um acordo de Programa de Participação nos Resultados (PPR) referente a 2024.
O benefício, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), deve ser pago em janeiro de 2025.
Outra pauta abordada durante a assembleia foi a renovação do acordo de Banco de Horas, negociada pelo Sindicato para que esse instrumento de contagem de horas excedidas na jornada de trabalho siga regras exigidas pela entidade.
Os trabalhadores do setor produtivo criticaram aspectos do acordo e, segundo o dirigente do SMetal responsável pelas negociações com a Hiter, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), o Sindicato voltará a dialogar com a fábrica sobre essa questão.
“É muito importante que os trabalhadores estejam unidos para alcançarmos avanços nos benefícios, como é o caso do PPR, que também depende de um sindicato forte para que possa garantir bons acordos”, afirma Marcelinho.
Leia mais: Saiba se você paga Imposto de Renda sobre o PPR
Campanha Salarial 2024
Nas negociações coletivas da Campanha Salarial, a Hiter é representada pelo Grupo 2, que engloba empresas fabricantes de máquinas, equipamentos e aparelhos elétricos e eletrônicos. Os trabalhadores da Hiter estão contemplados pela reposição da inflação entre setembro de 2023 e agosto deste ano, somado a um aumento real de 1,2%, totalizando um aumento de 4,95%. Além disso, cláusulas sociais que ampliam os direitos da categoria foram renovadas até 2026.
A Hiter Controls fabrica válvulas para empresas de petróleo e gás, tem cerca de 120 trabalhadores e fica na avenida Jerome Case, na zona industrial de Sorocaba.