Com 76,16% dos votos contrários, os trabalhadores da Gestamp, sistemista da Toyota, reprovaram a antecipação do feriado de Tiradentes (21/4), proposta pela empresa com o objetivo de seguir o calendário de produção da montadora. Do total de 281 trabalhadores participantes (quórum de 69,21%), apenas 62 (22,06%) foram favoráveis, contra 214 que votaram pela rejeição da alteração.
Outros cinco (1,78%) preferiram se abster da decisão. 406 metalúrgicos estavam aptos a participar da votação, realizada entre os dias 15 e 16 de abril de forma remota, para evitar aglomeração e possíveis riscos de contágio pela Covid-19.
Segundo a dirigente sindical Priscila Passos Silva, funcionária da Gestamp, a troca de dias foi solicitada devido à decisão da Toyota de paralisar a produção entre os dias 29 de março e 1º de abril, seguindo decreto de antecipação dos feriados da cidade de São Paulo, o que impactou na produção da sistemista.
A proposta da empresa era trocar o feriado da próxima quarta-feira, 21 de abril, pelo dia 1º de abril para toda fábrica. Na data, os trabalhadores folgaram, mas o dia não trabalhado foi computado no banco de horas. A intenção da empresa era de retirar o débito desse dia, compensando com o feriado de Tiradentes.
A dirigente explica que o Sindicato vai conversar com os trabalhadores para buscar uma proposta que atenda à reivindicação da maioria e apresentar aos representantes da empresa.
A Gestamp atua no segmento de estamparia de metais e fica na nova zona industrial, próxima à planta da Toyota.