Conquista

Metalúrgicos da Furukawa têm melhorias nos acordos de PPR e 6×2

No PPR de 2021, o Sindicato garantiu aumento no valor em comparação ao Programa do ano anterior; o acordo de jornada 6x2 abrange 52 trabalhadores da produção e teve melhorias sobre as horas trabalhadas

Arquivo/ Foguinho Imprensa SMetal

Após intensa negociação da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), os trabalhadores da Furukawa aprovaram, por unanimidade, os acordos de Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2021 e de jornada 6×2, ambos com melhorias. As assembleias foram realizadas no sábado e domingo, dias 1 e 2 de maio, devido à troca das letras que ocorre na fábrica.

Sobre o acordo de PPR 2021, o dirigente do SMetal e membro do Comitê Sindical (CSE) da Furukawa, Antônio Guidoni (Danone), conta que, durante a negociação, o Sindicato garantiu aumento no valor do Programa em comparação ao ano anterior. “Apesar da pandemia da Covid-19, o segmento de fibra óptica cresceu nos últimos meses, além de outros indicadores. Conseguimos então negociar melhorias no valor do PPR”, afirma.

A primeira parcela será paga em julho deste ano e a segunda, que é atrelada às metas, em janeiro de 2022. Os valores de PPR não são divulgados para não expor o trabalhador, nem influenciar negociações em andamento em outras fábricas do setor.

Jornada 6×2

Na Furukawa, 52 metalúrgicos da produção cumprem jornada 6×2, ou seja, seis dias de trabalho por dois de descanso remunerado. Nas assembleia dos dias 1 e 2 foi colocada em votação também a proposta de renovação do acordo de jornada diferenciada por mais dois anos.

Na negociação, Guidoni conta que o Sindicato conquistou melhorias no pagamento sobre as horas trabalhadas e a inclusão do feriado de Finados – de 2 de novembro – no calendário de folga dos trabalhadores.

Além de Finados, os metalúrgicos folgam no Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa, 24/12 e 31/12, além de uma data à escolha do trabalhador. “O acordo prevê que, se a empresa convocá-los para trabalhar nessas datas, o dia deverá ser pago com adicional 150%, além do direito de tirar a folga em outro dia”, esclarece Guidoni.

Sobre o valor das horas trabalhadas, o CSE da Furukawa explica que os trabalhadores receberão 22 horas a mais por mês por executarem a jornada diferenciada. “Foi uma melhoria significativa para os metalúrgicos da produção. E, tanto o acordo de PPR quanto o da jornada 6×2, foram aprovados por unanimidade”, assegura.

A Furukawa fabrica fibra óptica, está instalada no Éden, em Sorocaba, e tem 62 trabalhadores.

6x2 acordo aumento Furukawa guidoni jornada melhoria plr PPR programa sindicato SMETAL