Data-base

Metalúrgicos da FEM/CUT aprovam pauta da campanha salarial 2022

“Juntos pela reconstrução dos direitos, dos salários, da democracia e do país” foi o tema definido para Campanha 2022; plenária aconteceu sábado com representantes dos 13 sindicatos do estado de SP

Redação SMABC e Edição FEM-CUT/SP

Delegadas e delegados metalúrgicos do estado de São Paulo participam na manhã do sábado, dia 9, da plenária estatutária virtual da FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) para definir e aprovar os principais pontos da pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2022. Realizada com os representantes dos 13 sindicatos que compõem a Federação, a plenária contou com 119 delegados e delegadas que votaram em plataforma virtual.

O tema da Campanha deste ano será “Juntos pela reconstrução dos direitos, dos salários, da democracia e do país”. Os eixos aprovados são: reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos, valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), manutenção dos direitos e reindustrialização do país.

O presidente da FEM/CUT, Erick Silva, destacou que a mobilização dos trabalhadores para a Campanha Salarial 2022 será decisiva para o projeto de retomada de direitos, para a reconstrução do país e da democrática da classe trabalhadora.

“Temos um grande desafio. Cada ação nossa terá um papel importante na recuperação dos nossos direitos e da soberania brasileira. As propostas de todos os Sindicatos [que compõem a FEM/CUT] foram incorporadas na nossa pauta e discutimos muito os eixos principais com a ideia de aprimorá-los. A mobilização dos trabalhadores para a Campanha Salarial faz parte do processo de luta que teremos este ano para fortalecer o projeto da classe trabalhadora”, afirmou.

O secretário-geral da FEM-CUT, Max Pinho, lembrou que assim como em 2021 os trabalhadores metalúrgicos em todo o Estado terão grandes desafios a serem enfrentados nesta Campanha Salarial.

“Ano passado foi um ano difícil e este ano não ficará por menos. Os dados já apontam queda da produção industrial, crescimento do agronegócio, crescimento da inflação, falta de componentes eletrônicos como os semicondutores e outras peças. São problemas que estamos enfrentando desde 2020 e vem se agravando em algumas regiões levando a grande impacto em toda a cadeia”, explicou o dirigente.

“Temos muita luta e resistência pela frente para recuperar nossos direitos e nosso País. Mas vamos com a certeza de que a vitória é possível!”, prosseguiu.

A partir da aprovação na plenária deste sábado, os sindicatos que compõem a FEM/CUT vão realizar assembleias para apreciação das pautas nas respectivas bases até 7 de maio. As pautas estão previstas para serem entregues aos representantes das bancadas patronais em 3 de junho. Estarão em Campanha cerca de 174 mil trabalhadores metalúrgicos no Estado de São Paulo.

campanha salarial 2022 cut fem inflação plenária são paulo Sorocaba