Os trabalhadores das fábricas Ecil, Hurth-Infer e Senior, representados pelo SMetal e comissões internas, avançaram nas negociações com os empresários e garantiram seus Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2014. As assembleias de aprovação das propostas aconteceram semana passada.
Na Ecil, em Piedade, os metalúrgicos aprovaram o PPR na quinta-feira, dia 31. A primeira parcela será paga este mês; e a segunda, em fevereiro de 2015.
Houve ainda um avanço complementar no acordo com a Ecil, que foi o pagamento de valor igual de PPR para todos os funcionários. Para o Sindicato, essa é a forma mais justa de distribuir os resultados obtidos pela empresa entre os trabalhadores.
Antes, parte do PPR na Ecil era proporcional ao salário, causando insatisfação nas faixas salariais mais baixas, que representam a maioria da fábrica. A empresa de Piedade fabrica sensores de medição e emprega 580 metalúrgicos.
Na Hurth-Infer, fabricante de ferramentas para máquinas, a assembleia de aprovação aconteceu na sexta, dia 1º. A primeira parcela será paga este mês. A segunda, em março de 2015.
A Hurth-Infer emprega 200 trabalhadores e está instalada no Alto da Boa Vista, em Sorocaba.
Na Senior, em Araçariguama, o PPR foi aprovado dia 31. A primeira parcela sai também este mês e a segunda, em fevereiro de 2015. A empresa conta com cerca de 80 trabalhadores e produz equipamentos flexíveis nas áreas de aeroespacial, automotiva e industrial.