Busca
Negociações SMetal

Metalúrgicos da Dana conquistam mais um acordo de redução de jornada, sem redução nos salários

Com o novo acordo, os trabalhadores do primeiro e do segundo turno poderão alternar os sábados trabalhados e, os do terceiro, alternarão os domingos

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

Em média, será reduzido 55 minutos da jornada semanal dos trabalhadores que, ao longo do ano, resultará em uma diminuição significativa.

Os metalúrgicos da Dana conquistaram a redução de jornada de 42h semanais para 41h e 5 minutos, em média, sem redução nos salários. O acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e foi aprovado em assembleias nos três turnos da fábrica.

Além disso, foi aprovada a troca de dias, o que permite que os trabalhadores organizem suas folgas com antecedência.

Para o diretor executivo do SMetal e responsável pelas negociações com a fábrica, Antônio Welber Filho (Bizu), é uma conquista histórica, considerando que a classe trabalhadora reivindica a redução da jornada há décadas.

“Precisamos falar de redução de jornada, sem falar de redução de salários. Inclusive, esta é uma pauta da Campanha Salarial de 2024”, ressalta o dirigente.

Com o novo acordo, os trabalhadores do primeiro e do segundo turno poderão alternar os sábados trabalhados e, os do terceiro, alternarão os domingos. Em média, será reduzido 55 minutos da jornada semanal dos trabalhadores que, ao longo do ano, resultará em uma diminuição significativa. 

Parte da empresa já cumpre a jornada 2×2, acordo negociado pelo SMetal que também reduziu a jornada dos trabalhadores. Saiba mais aqui.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, ressalta que a redução da jornada é fundamental em um momento de avanço da tecnologia, em que se corre o risco de diminuição de postos de trabalho.

“Especialmente quando falamos da geração que está chegando, a ‘geração Z’, precisamos lutar por uma qualificação específica para enfrentarmos esses novos desafios”, afirma o presidente.

Além de Leandro e Bizu, o diretor executivo e secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito, esteve presente na assembleia.

A Dana fornece sistemas de transmissão, eixos cardã, vedadores e gerenciamento térmico para a indústria automobilística. Atualmente, a empresa fica localizada no bairro Iporanga, em Sorocaba e conta com cerca de 800 trabalhadores.

SOS RS

A Dana se comprometeu a contribuir na logística do envio das doações recebidas pelo SMetal e pelo Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS).

Os trabalhadores interessados em contribuir com a iniciativa podem realizar um Pix, em qualquer valor. Também é possível doar roupas e cobertores em bom estado, além de alimentos não perecíveis. 

Onde doar

Pontos presenciais 

Sede do SMetal – R. Júlio Hanser, 140, próximo à rodoviária de Sorocaba

Clube dos Metalúrgicos – Av. Victor Andrew, 4100, Éden

Pix
Pix
Pix Copia e Cola:
00020126360014br.gov.bcb.pix0114087415110001765204000053039865802BR5918Banco de Alimentos6008Sorocaba62150511SOSRSSMETAL6304956C

Confira a galeria de fotos

Dana: metalúrgicos conquistam redução na jornada, sem redução nos salários
Mattheus Da Silva/Imprensa SMetal
tags
Dana direitos Negociações redução de jornada sem redução nos salários
VEJA
TAMBÉM