Busca
Conquista

Redução da jornada, sem redução nos salários, é aprovada na Dana

Com o acordo, a jornada dos trabalhadores será a 2x2; em contrapartida, os metalúrgicos receberão um valor referente à adesão ao acordo, somado a um ticket mensal

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A Dana fornece sistemas de transmissão, eixos cardã, vedadores e gerenciamento térmico para a indústria automobilística.

Um acordo de redução de jornada de trabalho, sem redução dos salários, foi aprovado pelos trabalhadores da Dana, em assembleias realizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) nesta terça-feira, 2, em todos os turnos em que há produção. 

Com o acordo, a jornada dos trabalhadores será a 2×2 (dois dias de trabalho, por dois dias de descanso). No total, devem trabalhar 158 horas mensais, mas o cálculo dos salários ainda seguirá o divisor de 210 horas. Isto significa que a jornada é reduzida, mas o salário é mantido. O acordo também considera um total de 1h30 de pausa para as refeições, entre lanches e almoço. Os trabalhadores do 3º turno terão o adicional noturno estendido para após às 5h.

Em contrapartida, os metalúrgicos receberão um valor referente à adesão ao acordo, somado a um ticket mensal. Os feriados da Páscoa, Dia das Mães, 1º de maio, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo também estão garantidos no acordo.

Além disso, houve a abertura de mais 30 postos de trabalho e os metalúrgicos já foram contratados.

O dirigente do SMetal e responsável pelas negociações com a empresa, Antônio Welber Filho (Bizu), explica que a troca de dias é flexível, desde que combinada com antecedência, e não é permitido fazer hora extra quando as folgas caírem no fim de semana.

“Com muito diálogo, conseguimos chegar em um acordo que beneficie os trabalhadores, mesmo com a jornada diferenciada”, ressalta o dirigente.

Na última quarta-feira, 27, o SMetal realizou uma assembleia informativa, em que os representantes sindicais reafirmaram seu compromisso em defender os interesses dos trabalhadores, garantindo um ambiente de trabalho justo e livre de abusos.

A Dana fornece sistemas de transmissão, eixos cardã, vedadores e gerenciamento térmico para a indústria automobilística. Atualmente, a empresa fica localizada no bairro Iporanga, em Sorocaba e conta com cerca de 800 trabalhadores.

Confira a galeria de fotos

Dana: redução da jornada de trabalho (02/04)
Foguinho/Imprensa SMetal
tags
2x2 Dana geração de emprego Negociações SMetal redução da jornada
VEJA
TAMBÉM