Em assembleia realizada nesta quinta-feira, 14, os trabalhadores da metalúrgica Dana, em Sorocaba, aprovaram o Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022. Negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e pela Comissão de PPR, eleita pelos trabalhadores, a proposta garante crescimento no valor total em comparação ao acordo do ano anterior.
Além disso, o diretor executivo Antônio Welber (Bizu) destacou outras melhorias conquistadas na negociação, como uma salvaguarda de 10%, que garante o pagamento do PPR integral caso 90% das metas sejam atingidas, além da flexibilização dos indicadores. “No Programa deste ano, os trabalhadores já começam a receber o benefício proporcional a partir do cumprimento de 50% das metas. Isso com certeza é um importante diferencial, que trará mais vantagem aos metalúrgicos”, assegurou.
Ele enfatizou o importante papel da Comissão de PPR nas negociações de 2022, composta pelos trabalhadores Alan, Delbson, Lucas Moretti e Luis Fernando, eleitos na fábrica. “A Comissão foi determinante para negociarmos um Programa condizente com a realidade da fábrica e que fosse justa no entendimento dos metalúrgicos. Começamos as negociações num cenário positivo e encerramos em outro, no qual a falta de componentes pode afetar a produção da empresa. Por isso, foi importante garantir um acordo com os critérios e valores conquistados”, explicou Bizu.
A primeira parcela do benefício será paga no mês de junho e a segunda, em janeiro de 2023. Os valores e indicadores dos acordos de PPR não são divulgados pelo SMetal para não influenciar outras negociações em andamento na categoria, nem expor o trabalhador.
A Dana tem cerca de 800 trabalhadores, é líder mundial líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, eixos cardã, vedadores e gerenciamento térmico para a indústria automobilística e fica no bairro Iporanga, em Sorocaba.