FEM/CUT

Metalúrgicos da CUT aprovam reivindicações da Campanha Salarial

Dirigentes definiram em Plenária Estatutária da FEM-CUT/SP que vão negociar com os patrões: "Nenhum Direito a Menos e Mais Avanços Sociais"

FEM-CUT/SP
Nayara Striani

A Campanha Salarial dos metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo começa forte. A data-base é 1º de setembro e estarão em Campanha cerca de 210 mil metalúrgicos e metalúrgicas de seis setores em todo o Estado.
No sábado (13), a Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) realizou Plenária Estatutária que aprovou as bandeiras de lutas e o novo formato de organização neste ano.

Cerca de 150 dirigentes de 14 sindicatos filiados lotaram o auditório da FEM, na sede da entidade, em São Bernardo do Campo. A mesa de abertura reuniu lideranças do ramo metalúrgico, como os presidentes da CNM/CUT, Paulo Cayres, da CUT/SP, Adi dos Santos Lima, da FEM, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, o Secretário Geral da Federação, Adilson Faustino, o Carpinha, e a Secretária da Juventude da FEM, Gláucia Letícia dos Santos.
Todos enfatizaram que a conjuntura econômica difícil exigirá de todos os sindicatos força e unidade para vencer os obstáculos das negociações e conquistar bons acordos.

O diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, fez uma análise da conjuntura usando como clichê a linguagem futebolística, ao dizer, que os sindicalistas têm que entrar em campo com um time forte e organizado para criar condições de estimular o desenvolvimento industrial. “O Brasil é a sétima maior economia do planeta de um país capitalista, portanto, tudo o que fazemos aqui tem impacto. Nossa economia está sendo influenciada pela crise internacional e tudo está travado. Os empresários não estão investimento e nós precisamos entrar no jogo e fazer com que eles voltem a investir. A economia para voltar a crescer precisa de uma indústria forte”, frisa.

Ele defendeu uma agenda pesada de inovação, educação, um câmbio favorável ao desenvolvimento industrial e uma aliança do capital com o trabalho para reduzir a taxas de juros no Brasil, que a classificou como um “escândalo”.

Andréa e Dr. Oliveira apresentam as mais de 30 sugestões de pauta – foto: Nayara Striani/Mídia Consulte

Cláusulas sociais

Neste ano, as cláusulas sociais serão o destaque da Campanha. Durante a Plenária Estatutária, a Secretária da Mulher da FEM-CUT/SP, Andréa Ferreira Souza e o assessor jurídico da Federação, Raimundo Oliveira, apresentaram as mais de 30 contribuições que vieram das Plenárias Regionais realizadas em Monte Alto, Itu e Sorocaba que propõem melhorias nas cláusulas pré-existentes (que estão em vigor nas Convenções Coletivas de Trabalho) e a inclusão de novos direitos.

“Negociaremos com seis bancadas patronais. Queremos uniformizar as nossas cláusulas pelo o que temos de melhor em cada grupo. Exemplo é a Licença em caso Aborto, que temos em todos os grupos, porém, a melhor redação é o do G3 (Autopeças, Forjaria e Parafusos) que assegura a licença médica por qualquer tempo necessário a sua completa recuperação, sem prejuízo da função ou do direito de férias. Proporemos às demais bancadas, que adotem essa redação do G3”, explica Andréa.

Oliveira destacou a importância da juventude metalúrgica. “65% dos trabalhadores metalúrgicos na base da FEM são jovens. Uma das cláusulas novas propõe a criação de um quadro de carreira especial aos empregados com idade entre 18 a 30 anos, com uma promoção de cargo e salário. Essa cláusula contribuirá para combater a alta rotatividade e estimular o jovem a seguir carreira na fábrica, que será bom para o jovem e para a empresa”, explica.

Dirigentes aprovam pautas de reivindicações da FEM-CUT/SP – foto: Nayara Striani/Mídia Consulte

Bandeiras de Lutas

Os dirigentes aprovaram todas as sugestões de pautas e definiram as seguintes bandeiras de lutas: a redução da jornada de trabalho sem redução no salário; a reposição da inflação e aumento real; a unificação e valorização dos pisos e a valorização das cláusulas sociais. Também incluíram no slogan da Campanha: #Nenhum Direito a Menos e Mais Avanços Sociais.

O presidente da FEM-CUT/SP, Luiz Carlos da Silva Dias, Luizão, disse que será levado para as mesas de negociações o sentimento do chão de fábrica. “Não vamos baixar a guarda. Tudo o que conquistamos até hoje não foi bondade dos patrões, mas fruto da nossa luta e do suor de todos nós. Temos que ser a locomotiva do movimento sindical para buscar ganhos, além do aumento real, mais direitos sociais”, salienta.

Assembleias, Lançamento e Entrega de pautas

Outros encaminhamentos aprovados pelos dirigentes são a realização das assembleias nas bases, que apresentarão as pautas aos trabalhadores, que deverão acontecer no período de 15 a 30 de junho.

O Lançamento deste ano será diferente: A FEM e os sindicatos filiados farão grandes atos/assembleias em quatro regiões: ABC paulista; Vale do Paraíba; Noroeste/Centro e em Sorocaba, que acontecerão do dia 29 de junho a 2 de julho. “Objetivo é politizar as cláusulas sociais nas portas das fábricas e mandar um recado para os patrões de que queremos avançar nesta Campanha”, diz Luizão.

As pautas serão entregues para as seis bancadas patronais, no dia 3 de julho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Adilson Faustino Andréa Ferreira Souza Campanha Salarial carpinha Clemente Ganz Lúcio cut fem Luiz Carlos da Silva Dias luizão Metalúrgicos Nenhum direito a menos paulo cayres são paulo