Dirigentes dos 13 sindicatos de metalúrgicos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM) aprovaram nesta terça, dia 8, as principais reivindicações da categoria para a campanha salarial deste ano.
As pautas de reivindicações serão entregues aos grupos patronais no dia 24 de junho, com pedido de abertura imediata de negociações. A data-base da categoria é 1º de setembro.
As reivindicações prioritárias serão: 1) Reajuste salarial pelo índice total da inflação; 2)Aumento real nos salários; 3) Valorização dos pisos salariais; 4) Jornada de 40 horas semanais, sem redução nos salários e 5) Licença Maternidade de 180 dias.
Este ano serão negociadas essencialmente as cláusulas econômicas, já que as cláusulas sociais das Convenções Coletivas têm vigência até 2011.
Representação
A FEM/CUT, à qual o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região é filiado, representa 231 mil trabalhadores no estado.
A plenária estatutária que definiu os eixos da pauta de reivindicações, nesta terça, aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, também integrante da FEM.
O slogan da campanha este ano será “A categoria que produz a riqueza e o desenvolvimento do País merece reconhecimento”.