Com crescimento de 16,67% em relação ao acordo de 2021, foi aprovado na manhã desta segunda-feira, dia 26, o Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2022 na Açofiltro, em Sorocaba. A proposta foi negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
O pagamento da primeira parcela será efetuado em outubro deste ano e a segunda, em fevereiro de 2023. O SMetal não divulga os valores nem indicadores do PPR para não influenciar as negociações em andamento em outras empresas da categoria, nem expor os trabalhadores.
Na assembleia, o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho) informou ainda sobre o andamento das negociações da Campanha Salarial 2022. A empresa faz parte do Grupo 10, bancada patronal que desde 2017 não firma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e as negociações ocorrem por fábrica.
“As discussões estão bastante avançadas e devemos ter algo fechado até a próxima semana. A produção da empresa está bastante aquecida e os trabalhadores merecem um reajuste salarial digno. Por isso, a proposta apresentada para a fábrica é de reposição da inflação (8,83%), mais aumento real de cerca de 2%”, enfatiza.
Além da inflação, o Sindicato está negociando a manutenção de todas as cláusulas sociais do Acordo Coletivo de Trabalho, que protege e amplia os direitos dos metalúrgicos. Durante a conversa com os trabalhadores, Marcelo se comprometeu a pautar a empresa para tratar de melhorias no convênio médico.
A Açofiltro trabalha com filtros de poços artesianos, tem 16 trabalhadores e fica no bairro Iporanga.