Johnson Controls

Metalúrgicos conquistam PPR quase 20 vezes maior do que a fábrica pretendia pagar

Paulo Andrade
Proposta de segunda parcela do PPR foi apresentada pelo Sindicato aos trabalhadores na tarde desta quinta-feira, dia 19

Alegando problemas nas metas, a fabricante de baterias automotivas Johnson Controls, em Sorocaba, anunciou que pretendia pagar pouco mais de R$ 100 de segunda parcela da participação nos resultados (PPR). A primeira parcela foi de R$ 3.250. Os metalúrgicos se mobilizaram, o Sindicato e comissão interna negociaram com a empresa por vários dias e a proposta de segunda parcela aumentou para R$ 1.900.

O valor negociado referente à segunda parcela, quase 20 vezes superior à proposta inicial, foi informado aos trabalhadores da Johnson durante assembleia sindical na tarde desta quinta-feira, dia 19. O pagamento será depositado aos funcionários nesta sexta, dia 20.

Para chegar a esse valor, o Sindicato dos Metalúrgicos liderou protestos de trabalhadores nos últimos dias. Ao mesmo tempo, o próprio sindicato e a comissão interna de negociação do PPR pressionaram a empresa para aumentar a proposta de segunda parcela. Na manhã de hoje, chegou-se ao valor de R$ 1.900.

Comitê Sindical

“Foi graças à mobilização do pessoal, ao empenho da comissão interna e à confiança que os metalúrgicos depositaram no sindicato que chegamos a essa vitória. Juntos, conseguimos fazer a empresa rever sua posição e valorizar seus funcionários”, comentou Everton da Silva, funcionário da Johnson e membro do Comitê Sindical de Empresa (CSE).

“Afinal, pouco mais de R$ 100 na segunda parcela do PPR seria uma ofensa aos trabalhadores e iria resultar em greve, com certeza”, complementou Antônio Welber Filho, também do CSE na Johnson.

Além de Everton e Welber, integram o CSE na Johnson Agnaldo José Bastos (Huga), Marcos Antônio Martins Costa, João Batista Bagatim e Joel Américo de Oliveira.

Líder em vendas

A Johnson é líder mundial em vendas de baterias automotivas. A unidade de Sorocaba fornece bateria para todas as montadoras de veículos instaladas no país. As motos Honda e Yamaha também saem de fábrica com as baterias produzidas na unidade local. A empresa também é uma das líderes no mercado de reposição nacional.

A Johnson em Sorocaba conta com 1.400 funcionários e está instalada na avenida Independência, zona industrial.

2013 fábrica johnson controls Metalúrgicos PPR ppr 20 vezes maior que o pretendido