Busca
Busca
Participação nos Resultados

Metalúrgicos conquistam aumento no PPR 2022 na Italterm, em Votorantim

Além do crescimento de 11,5% no valor total do Programa em relação ao ano anterior, o SMetal negociou a antecipação da primeira parcela, que será paga ainda no mês de agosto; assembleia aconteceu nesta sexta-feira, dia 19

Imprensa SMetal
Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
A Italterm tem cerca de 60 trabalhadores e fica no bairro Vossoroca, em Votorantim; PPR foi aprovado nesta sexta, dia 19

A Italterm tem cerca de 60 trabalhadores e fica no bairro Vossoroca, em Votorantim; PPR foi aprovado nesta sexta, dia 19

Com crescimento de 11,5% em relação ao acordo do ano passado, os trabalhadores da Italterm, instalada em Votorantim, aprovaram a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2022, negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A assembleia para votação do acordo aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 19, em frente à fábrica.

Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), dirigente sindical responsável pelas negociações com a empresa, explicou na assembleia que, além do aumento acima da inflação do período no valor total que será pago aos trabalhadores, o Sindicato negociou a antecipação do pagamento da primeira parcela, que será efetivado ainda no mês de agosto.

“Em acordos passados, o valor referente à antecipação do Programa era pago no fim de setembro. Para este ano, conseguimos adiantar o pagamento para agosto. A proposta foi muito bem recebida pelos trabalhadores e aprovada por unanimidade”, enfatizou.

A segunda parcela do PPR será paga em fevereiro de 2023, após a aferição das metas. O SMetal não divulga os valores e indicadores do Programa para não influenciar as negociações que estão em andamento em outras empresas metalúrgicas, nem expor os trabalhadores.

Campanha Salarial 2022

Durante a assembleia desta sexta-feira, 19, Marcelo falou ainda sobre o andamento das negociações da Campanha Salarial de 2022. Faltando apenas o índice do mês de agosto para fechar a data-base da categoria, a perda dos trabalhadores representados pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM/CUT-SP) está acumulada em 9,16%. O INPC de agosto será divulgado pelo IBGE no dia 9 de setembro.

“Mês passado tivemos deflação devido à redução nos preços dos combustíveis, uma medida notoriamente eleitoreira por parte do atual governo. Enquanto isso, alimentos básicos, como o leite e a batata, estão com os preços nas alturas e têm pesado bastante no bolso do trabalhador”, criticou.

E alertou: “alguns grupos patronais já sinalizaram a intenção de parcelar a inflação, mas a FEM e o SMetal estão firmes na defesa da valorização dos trabalhadores e na manutenção dos direitos e deixaram claro que não aceitam o parcelamento do reajuste da categoria. Vamos à luta”.

Na Campanha Salarial, a Italterm é representada pela bancada patronal do Grupo 2. A empresa fabrica sensores descartáveis, instrumentos e acessórios para medição de temperatura e análise térmica de metais líquidos, tem cerca de 60 trabalhadores e fica no bairro Vossoroca, em Votorantim.

tags
Antecipação assembleia aumento crescimento Italterm marcelo parcela plr PPR programa SMETAL Votação votorantim
VEJA
TAMBÉM