Jornada diferenciada

Metalúrgicos cobram melhorias na proposta da Condex

Em assembleia realizada nesta terça, 29, os trabalhadores definiram uma contraproposta ao acordo de jornada 2x2 apresentado pela fábrica, com melhorias nos vales alimentação e transporte e critérios para o PPR

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Após a assembleia desta terça, 29, o vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), entrou em contato com a Condex para apresentar as reivindicações dos trabalhadores

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve na porta na empresa Condex, na manhã desta terça-feira, 29, para tratar da proposta de acordo de jornada 2×2 (dois dias de trabalho por dois de descanso), de melhorias no vale alimentação e no vale transporte, além dos critérios para a negociação do Programa de Participação nos Resultados (PPR).

Na assembleia, os trabalhadores debateram sobre as suas reivindicações e aprovaram uma contraproposta, que será levada pela diretoria do Sindicato para a negociação com a empresa. Uma primeira proposta da Condex foi reprovada recentemente, no último dia 17 de março.

Segundo o vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), a assembleia foi importante para alinhar com os trabalhadores o que é negociável ou não, para chegar a um acordo que atenda os seus anseios. “Toda negociação tem dois lados. Enquanto nós levamos para as discussões a defesa dos direitos do trabalhador, a empresa demonstra até onde pode ir quando o assunto é melhorias. Acreditamos que a contraproposta dos trabalhadores é bastante razoável tendo em vista a boa fase da Condex e vamos defendê-la nas próximas discussões”, conta.

Sobre o PPR, Verdinho destaca que, na contraproposta, os trabalhadores cobram que a empresa firme o compromisso de criar uma Comissão eleita pelos trabalhadores para debater as metas e critérios para o recebimento do Programa, conforme prevista na Lei.

“A falta de transparência têm gerado dúvidas quanto ao atingimento ou não de metas pré-estabelecidas em acordos anteriores, sem a participação do Sindicato. Com a Comissão, juntamente com a experiência do nosso Sindicato, acreditamos que essas dúvidas serão esclarecidas e o Programa negociado seja condizente com a realidade da produção na fábrica”, explica.

Já sobre as negociações do VR e o VA, os trabalhadores querem antecipar o reajuste proposto pela empresa para abril, mês que está previsto o início da vigência da jornada 2×2, se aprovada. Na proposta original, a empresa quer parcelar o reajuste dos benefícios durante o ano.

“Não há nada mirabolante nas reivindicações dos trabalhadores, ainda mais se pensarmos que a proposta de jornada 2×2 altera a rotina deles. Por isso, nada mais justo que haja melhorias nos benefícios como contrapartida”, conclui o vice-presidente.

A Condex fabrica cabos e fios elétricos, fica no bairro Iporanga e tem cerca de 100 trabalhadores.

2x2 acordo alimentação assembleia Benefícios cabo condex contraproposta diferenciada jornada negociação PPR sindicato SMETAL transporte Verdinho