Os metalúrgicos da base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) aprovaram o encaminhamento da Campanha Salarial 2022 pela valorização salarial e pela manutenção dos direitos. A assembleia aconteceu nesta semana em dois momentos: de forma eletrônica, entre os dias 28 e 30, e presencial, nesta sexta-feira, 30.
Na votação, a categoria definiu que apenas a reposição da inflação – acumulada em 8,83% desde setembro do ano passado – não atende as reivindicações. Além disso, os trabalhadores e trabalhadoras também exigem a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), que garantem importantes direitos. A determinação é que, caso as propostas das bancadas patronais não atendam às reivindicações, o encaminhamento será de greve.
O presidente interino do SMetal, Silvio Ferreira, destaca a importância da assembleia. “O resultado votação é um claro recado dos metalúrgicos para as bancadas patronais de que estão dispostos a lutar pela valorização salarial e também pelos direitos. A direção do Sindicato vai atuar com firmeza para buscar o que foi definido pela categoria”.
Silvio explica que o SMetal e a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) buscaram resolver a Campanha Salarial na base do diálogo. “Sempre prezamos pela boa negociação e, nos últimos meses, tivemos inúmeros encontros com as bancadas patronais para fechar a data-base. No entanto, não podíamos aceitar de maneira alguma qualquer proposta, como algumas que chegaram, de reajuste abaixo da inflação e com parcelamento. Nosso compromisso é com a categoria e com a valorização do importante papel que ela desempenha na produção das empresas”.
Resultado expressivo
A votação eletrônica, que ficou disponível no Portal SMetal entre às 8h de quarta-feira, 28, e às 17h de sexta-feira, 30, contou com a participação de 3.579 trabalhadores. Desses, 3.309 (92,46%) foram favoráveis ao encaminhamento de valorização e manutenção de direitos. 203 (5,67%) votaram contra e outros 67 (1,87%) optaram pela abstenção.
Na assembleia presencial, que aconteceu na sede do Sindicato na noite de sexta-feira, 30, a aprovação foi unânime.
“Com esse resultado, vamos pressionar as bancadas patronais ainda mais e buscar o fechamento da data-base o quanto antes. Temos ido até as portas das fábricas conversar com os trabalhadores e vemos o quanto todos estão mobilizados e unidos em prol de mais uma Campanha Salarial vitoriosa”, finaliza Silvio.