Na última quarta-feira, 19, os metalúrgicos da empresa Wec Cabos, em Sorocaba, aprovaram uma proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR). O benefício será pago em duas parcelas, sendo que a primeira deve estar na conta dos trabalhadores em agosto deste ano e a segunda, mediante metas, deve ser paga em janeiro de 2024.
Além desta pauta, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) também colocou a regularização da jornada 4×2 para votação. De acordo com informações de dirigentes sindicais responsáveis pela negociação com a empresa, um acordo deste segmento já era praticado pela Wec Cabos, mas sem aval dos trabalhadores.
Desta forma, o Sindicato dos Metalúrgicos apresentou os termos do acordo em assembleia e colocou a questão para apreciação dos metalúrgicos. Agora, a jornada 4×2 foi regulamentada no local até dezembro deste ano. No ano que vem, a ideia é propor um novo acordo com olhar do Sindicato sobre a questão.
No futuro, se for necessário mudar algum critério da jornada 4×2 ou, até mesmo, iniciar uma nova forma de jornada, a construção de proposta deverá passar pelo SMetal e pelo crivo dos trabalhadores. A Wec Cabos é uma empresa do Grupo 8 e tem cerca de 130 trabalhadores em seu quadro de funcionários.