Mais de oito mil trabalhadores de 50 empresas instaladas na Zona Industrial de Sorocaba participaram, na manhã desta quarta-feira, dia 12, no Parque das Águas, de um ato de mobilização que reivindica reajuste salarial para a categoria.
Na ocasião, os trabalhadores aprovaram o encaminhamento de entrar em greve a partir de segunda-feira, dia 17, caso a bancada patronal não apresente até sexta-feira, dia 14, proposta de pelo menos 5,39% de reposição da inflação mais aumento real.
O protesto pacífico realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região começou às 6 horas e terminou às 9 horas. “A adesão foi tranquila, porque os trabalhadores entendem que a nossa reivindicação é justa”, pontuou o presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva.
Terto ressaltou ainda que a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT) apresentou a pauta de reivindicações à bancada patronal no dia 29 de junho. “Nós fizemos a nossa parte. Já faz tempo que estamos procurando os empresários e tentando sensibilizar para nossas reivindicações, então eles não foram pegos de surpresa”, ressaltou.
Exemplo para categoria
O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT), Valmir Marques, o Biro-Biro, participou do protesto elogiou a mobilização da categoria. “Essa manifestação, aqui em Sorocaba, é exemplo para os metalúrgicos do estado de São Paulo”.
Biro-Biro ressaltou que os 14 sindicatos metalúrgicos do estado de São Paulo ligados à CUT também realizam protestos e mobilizações nesta semana. “Nossa reivindicação é pela reposição da inflação do período [da data-base], que está em 5,39% mais aumento real de 2,5%. Nenhum acordo será feito se o que eles [empresários] apresentarem for abaixo disso”, detalhou.
O ato de protesto desta quarta também teve presença do vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, do diretor executivo do Sindicato de Cajamar e Região, José Carlos da Silva, do vereador de Sorocaba Izídio de Brito (PT) e do deputado estadual Hamilton Pereira (PT). Também contou com apoio e participação dos sindicatos dos Condutores e dos Trabalhadores do Vestuário de Sorocaba e Região, além de metalúrgicos de Salto e de Itu.