Inclusão

Metalúrgico desenvolve projeto musical gratuito para crianças

Além de metalúrgico, Souza é guitarrista na banda de reggae Êxodo da Babilônia

Josué de Lima/Linha42

Além de metalúrgico, Souza é guitarrista na banda de reggae Êxodo da Babilônia

Metalúrgico na empresa Toyota desde agosto de 2015, Juliano Augusto Dalceno de Souza, 31, desenvolve um projeto social na biblioteca comunitária Linha 42, zona norte, onde ele dá aulas de violão, gratuitamente, para crianças e jovens.

Desde a primeira vez em que teve contato com o violão, em 2000, Souza já pensou em ensinar outras pessoas.

“Eu sempre achei que a música é uma expressão artística que tem um poder muito grande de transformação, não só para se tornar um grande músico, mas na questão de despertar as pessoas para novas referências. Quando eu aprendi a tocar violão, pensei que seria interessante ir até as comunidades e ensinar de forma gratuita e sem burocracia o que eu havia aprendido”, afirma.

Em 2015, Souza viu que a oportunidade de colocar em prática o seu projeto poderia se tornar realidade, quando em uma conversa ele apresentou seu projeto para um amigo, que indicou uma ONG que apoiaria a ideia dele.

“Através do meu amigo Caio, eu conheci o Josué, que coordena a biblioteca comunitária Linha 42, no Parque das Laranjeiras, na zona norte. Ele gostou da ideia e já começamos a conversar sobre o início das aulas, isso foi mais ou menos em junho de 2015, mas ai eu tive uns imprevistos naquele ano e não pude iniciar o projeto”, explica.

O projeto

Mesmo com alguns imprevistos, em novembro do ano passado o metalúrgico fez uma parceira com outro amigo, que também tinha uma ideia semelhante, e reformularam o projeto.

“Um ponto fundamental foi eu ter encontrado esse amigo, o Chico. Ele desenvolvia um trabalho parecido, no qual ele dava aulas de músicas em orfanato, ilustrava quadros, vendia e revertia o dinheiro em ações sociais, aí fomos conversando e alinhando” ressalta.

Após a reformulação, eles realizaram uma campanha por meio de Facebook, Whatsapp e conversando com amigos, para arrecadar violão e, com essa campanha eles conseguiram arrecadar quatro violões.

Com a arrecadação, por meio do site e rede social da biblioteca Souza divulgou a abertura das vagas e os critérios para a inscrição. Na ocasião, 15 pessoas, entre 8 a 14 anos se inscreveram.

Já com tudo pronto e organizado, o projeto foi inaugurado na biblioteca comunitária Linha 42, no sábado, dia 19 de março, onde ocorreu a primeira aula de violão popular gratuito à comunidade.

Aulas e doações

Mesmo com o objetivo de fomentar uma transformação social, Souza explica que ainda encontra algumas dificuldades, como por exemplo, o lanche, que é servido para os alunos no final das aulas, Segundo ele, a despesa das refeições é paga com o dinheiro dos próprios organizadores do projeto.

“Ainda não pedimos doação, mas estamos estudando a possibilidade de fazermos parcerias para conseguirmos lanches com produtos naturais. Por enquanto, quem quiser doar sucos ou bolachas, nós aceitamos”, afirma.

Segundo ele, em julho deste ano deverá ser formada uma nova turma.

As aulas acontecem todos os sábados, das 15h às 16h30, na biblioteca, que fica na Avenida Michel Chicri Maluff, 450, Parque das Laranjeiras. Para se inscrever, o interessado deve comparecer no local acompanhado do responsável, apenas para realizar assinar a autorização do aluno.

Além de metalúrgico, Souza é guitarrista na banda de reggae Êxodo da Babilônia. Ele também tem um site, onde vende produtos como camisetas e joias artesanais, 30% do dinheiro arrecadado nas vendas é revertido para o projeto.

Os produtos estão disponíveis no site www.orquestraopio.com. Interessados em contribuir com o projeto também podem fazer as doações pessoalmente na biblioteca.

Augusto aulas Babilônia Biblioteca Caio comunitária Dalceno Êxodo Josué Juliano laranjeiras linha 42 metalúrgico Ong projeto social toyota Violão