O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, foi eleito na tarde de hoje (26) diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
É a primeira vez que um sindicalista assumirá a direção da agência, criada em 1998 a partir da união entre instituições públicas e privadas dos sete municípios da região – e teve como primeiro presidente o então prefeito de Santo André, Celso Daniel. O vice-presidente na próxima gestão, representante do meio acadêmico, será o professor Joaquim Celso Freire Silva, pró-reitor de extensão da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
A posse está marcada para 10 de abril, e o mandato é de dois anos. Atualmente, a agência é comandada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (Acisbec), Valter Moura, e tem como vice o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Paulo Lage. Participou da reunião o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), que destacou a consulta feita aos demais chefes do Executivo para indicar o nome de Rafael.
O presidente eleito ressaltou o fato de um representante do movimento sindical assumir a presidência pela primeira vez. “E assumimos numa composição tão importante, pioneira, junto com a universidade. Uma união do trabalho com o conhecimento, ambos fundamentais para o desenvolvimento econômico”, afirmou, destacando a importância do organismo como “canal potencializador para novos investimentos”.