Os trabalhadores da Metalac, em Sorocaba, votam a partir desta sexta-feira, dia 8, às 18h, proposta de medidas para o enfrentamento à crise econômica e sanitária causada pela Covid-19, o novo coronavírus, negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A assembleia será virtual e estará disponível no Portal SMetal (acesse aqui) até às 18h deste sábado, dia 9.
A proposta de redução de jornada e salário segue os critérios que vêm sendo adotados nas negociações do Sindicato para garantir proteção à saúde, salários dignos e o emprego dos trabalhadores da categoria nesse período de pandemia. O acordo abrange cerca de 80% dos trabalhadores da fábrica. Funcionários de alguns setores como aeroespacial, controladoria e folha de pagamento, não estão incluídos na medida de redução.
Para acessar ao conteúdo do acordo e à votação, o trabalhador precisa informar o número da matrícula da empresa (RE) e data de nascimento no link da assembleia online. A ferramenta de votação virtual do SMetal, criada em parceria com a Pandora Soluções, faz uso de conexão segura e criptografada, tornando assim o voto do trabalhador sigiloso.
O resultado da assembleia será divulgado no Portal SMetal logo após o encerramento da votação. “Todo acordo negociado pelo Sindicato só pode ser validado se houver a aprovação da maioria dos trabalhadores. Por isso, contamos com a participação de todos e todas, votem com consciência e responsabilidade”, afirma o secretário de organização do SMetal, Izidio de Brito, membro do CSE da Metalac. Confira o edital de convocação aqui.
O SMetal já celebrou acordos com melhores condições do que as previstas da Medida Provisória 936 para dezenas de empresas metalúrgicas de Sorocaba e região.