Busca
Economia

Mercado brasileiro de bens duráveis soma R$ 26,2 bilhões, diz pesquisa

As vendas de produtos como eletrodomésticos, telefones, computadores, eletroportáteis e impressoras cresceram 4,3% na comparação entre o 3º trimestre do ano passado

Valor Econômico
Divulgação

As TVs de tela fina, que tiveram muito destaque no 1º semestre por conta da Copa do Mundo, apresentaram um recuo de 4%

As vendas de produtos como eletrodomésticos, telefones, computadores, eletroportáteis e impressoras cresceram 4,3% na comparação entre o 3º trimestre do ano passado e o mesmo período deste ano, somando R$ 26,17 bilhões, segundo a empresa de pesquisa GfK. Em relação ao 2º trimestre deste ano, houve uma queda de quase 11%.

Entre julho e setembro, o desempenho do setor foi impulsionado pelos smartphones, que tiveram um avanço de 54% em termos de valores.

As TVs de tela fina, que tiveram muito destaque no 1º semestre por conta da Copa do Mundo, apresentaram um recuo de 4%. Destaque para o desempenho positivo do segmento de eletrodomésticos, que havia sofrido com a competição das TVs no 1º semestre, mas conseguiu crescer 4% no 3º trimestre. Os refrigeradores representaram 35% das vendas.

Já o mercado de computadores continuou a apresentar desaceleração. Em relação ao ano passado, as vendas caíram 30% por conta da menor demanda por computadores portáteis. Os equipamentos de mesa, no entanto, tiveram uma alta, impulsionado pelo equipamentos do tipo tudo-em-um (que têm o gabinete acoplado à tela).

tags
Bens Duravéis copa do mundo GFK smartphones TVs
VEJA
TAMBÉM