O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal) realizou assembleia na manhã desta terça-feira, 22, na sede das empresas MCOR e MMOL – Mundo Moveleiro, localizadas no Cajuru, em Sorocaba.
Entre as principais demandas das trabalhadoras e trabalhadores das duas empresas estão: a implementação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA; vale cesta; ajuste no desconto da alimentação servida nas empresas; PPR para 2022.
Além dos temas, que já estão sendo negociados com as empresas, os trabalhadores apresentaram denúncias de insalubridade. A situação será apurada pelo sindicato e o setor jurídico encaminhará pauta para os responsáveis. Se comprovada a denúncia, o Ministério Público do Trabalho poderá ser acionado.
“Estamos dando início às negociações para garantir conquistas e mais direitos para os trabalhadores. Hoje viemos ouvir cada um deles para que possamos levar às empresas as principais reivindicações. O SMetal vai cobrar um retorno sobre os pontos levantados nos próximos dias para que a resposta seja breve”, afirma Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), dirigente do sindicato.
Aproximadamente 60 pessoas trabalham nas duas empresas, que ficam na Rua Sargento Francisco Rodrigues da Rosa. A MCOR trabalha com pintura de metais e a MMOL, empresa especializada em perfis de alumínio para móveis.