Busca
Busca
Política

Marta revela prioridades para o Ministério da Cultura

A senadora licenciada destacou que, à frente do Ministério, também vai priorizar a conservação de patrinônios históricos e culturais

Imprensa SMetal
Foguinho
Em Sorocaba, ministra participou de ato de apoio à candidata petista à prefeitura, Iara Bernardi

Em Sorocaba, ministra participou de ato de apoio à candidata petista à prefeitura, Iara Bernardi

Recém nomeada pela presidenta Dilma para assumir o Ministério da Cultura, Marta Suplicy (PT) esteve em Sorocaba na noite desta sexta-feira, dia 21, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, onde participou de ato de apoio à candidata petista à prefeitura, Iara Bernardi.

Antes da plenária, que reuniu centenas de militantes, Marta concedeu entrevista coletiva e falou sobre os desafios que terá à frente do Ministério. Reconhecendo que ainda está “se inteirando” da pasta, Marta destacou que pretende incentivar práticas de economia criativa e a ampliação dos chamados pontos de cultura. “E pontos de cultura focado especialmente aos idosos, para que possam construir formas de transmissão de sua arte, porque eu fico preocupada, pois o nosso povo que é culturalmente rico, mas como isso [a transmissão do conhecimento cultural] está acabando e a juventude não está aprendendo”, detalhou.

A senadora licenciada destacou que, à frente do Ministério também vai priorizar a conservação de patrimônios históricos e culturais. “O Brasil conta com onze cidades que são tombadas como patrimônio da humanidade e que merecem atenção”, comentou. Quanto às propriedades privadas também reconhecidas e catalogadas como patrimônios históricos, Marta anunciou a criação de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a restauração e recuperação. “Será um empréstimo de 20 anos quase sem juros. Porque muitas vezes a propriedade é de até dois séculos atrás, está se esfacelando e a família não tem condições de recuperar”.

Por fim, Marta enfatizou que pretende dialogar constantemente com movimentos culturais de todo o país. “Eles são o futuro que já são o presente e a gente tem que dar força para que eles se fortaleçam”, finalizou.

tags
Cultura Iara Bernardi marta suplicy ministério da cultura
VEJA
TAMBÉM