Na segunda-feira, 20, Dia da Consciência Negra, manifestantes protestaram em Sorocaba contra o racismo, o genocídio da juventude negra e por mais respeito. A 1ª marcha Zumbi & Dandara contou com a participação de mais de 900 pessoas e teve início com um culto ecumênico na Igreja de João de Camargo.
Da Capela, que fica no Jardim Paulistano, os manifestantes caminharam por quase dois quilômetros em direção à região central da cidade, na Praça Coronel Fernando Prestes, onde era realizada a Feira Crespa.
O diretor do SMetal Everton da Silva Souza, que preside o Coletivo de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da entidade, lembra que a luta contra o racismo não se resume ao mês de novembro. “Nosso ato é político para a conscientização da população, mesmo porque é preciso discutir o ano todo políticas públicas para o negro e combater a discriminação em qualquer instância”.
Além dele, outros diretores do Sindicato dos Metalúrgicos participaram do ato, que foi promovido por movimentos negros da cidade.
Confira abaixo a galeria de imagens da Marcha: