O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou mais seis assembleias nesta semana na porta das fábricas para alertar os trabalhadores sobre os riscos da Reforma da Previdência (PEC 287), que dificulta a aposentadoria e reduz os benefícios.
Na segunda-feira, dia 6, as assembleias ocorreram nas empresas CNH Case, Schaeffler, Scórpios e Hurth Infer. Já na terça, dia 7, os metalúrgicos da Apex Tool e Prysmian foram informados sobre os prejuízos da reforma apresentada pelo governo de Michel Temer (PMDB). Todas as fábricas estão localizadas em Sorocaba.
Nos próximos dias, o SMetal Sorocaba inicia uma campanha contra os prejuízos que serão causados caso a reforma proposta pelo Governo Federal seja aprovada no Congresso. Um dos temas da campanha é: “Previdência – reforma ou demolição? – Mente quem diz que ela não te atinge”.
Nas assembleias, além da PEC 287, os dirigentes sindicais tratam das reivindicações específicas dos metalúrgicos de cada fábrica visitada pelo Sindicato.
Nas empresas onde haverá eleição sindical nesta semana, os representantes de CSE explicam também a importância dos sindicalizados comparecerem às urnas para fortalecer as lutas futuras da categoria e da classe trabalhadora.
Na semana passada, foram realizadas assembleias em outras 13 empresas: Vossloh Cogifer, Wobben, Dana, Cascadura, Sibrol, Johnson Controls, Grupo ZF (ZF do Brasil e ZF Lemforder), Bogue, Bosch, Kanjiko, Carmar, todas em Sorocaba; e Gerdau, em Araçariguama.