Mais de 98% das empresas da base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) são microempresas, pequenas e médias (MPME), segundo dados levantados pela subseção Sorocaba do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico (Dieese).
Ainda segundo o Dieese, os metalúrgicos representados pelo Sindicato trabalhando em empresas de até 499 funcionários somam 57,93%. Os números demonstram a importância das negociações com essas fábricas.
Em 2023, o SMetal garantiu mais de R$844,8 mil em abonos salariais nessas empresas. Já as negociações que envolvem a melhoria da qualidade de cestas básicas, vale-alimentação e refeição somaram cerca de R$27.342,7 milhões no ano passado.
Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2022, do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).
Dia Internacional
Nesta quinta-feira, 27, comemora-se o Dia Internacional das micro, pequenas e médias empresas (MPME), data proclamada Assembleia Geral das Nações Unidas em 2017, com o objetivo de evidenciar a importância dos pequenos negócios nas economias locais e globais. Confira dois episódios do SMetal Descomplica sobre as negociações do Sindicato com as fábricas que se enquadram neste perfil.