Mais de 98% da categoria na região garantiu reajuste

Arquivo/ Imprensa SMetal Foguinho
Há meses a classe patronal vem alegando crise econômica para travar negociações; mas com mobilização das bases os acordos vêm sendo conquistados pelos metalúrgicos

Trabalhadores de 98,2% da base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) conquistaram reajustes de salários e outras garantias da campanha salarial de 2016. Os acordos garantem 9,62% de reajuste referentes à reposição integral da inflação de 12 meses e também as cláusulas sociais da Convenção Coletiva.

O percentual de 98,2% da categoria representa 36.790 do total de 37.465 mil metalúrgicos de Sorocaba e região. O secretário-geral do Sindicato, Leandro Soares, afirma que a maioria das empresas que ainda não fechou a campanha salarial são pequenas fábricas, especialmente as forjarias.

Segundo ele, os metalúrgicos dessas empresas que não ofereceram reajuste devem procurar o Sindicato. “Nós, do Sindicato e também da Federação, continuamos tentando diálogo com empresas e sindicatos patronais para garantir acordo em 100% da categoria no Estado”, afirma Leandro.

Negociações da FEM

O secretário-geral da FEM, Adilson Faustino, o Carpinha, conta que na quinta-feira, dia 23, foi fechado acordo com o Sindratar (refrigeração, aquecimento e tratamento de ar), do Grupo 8. O sindicato patronal rachou com o G8 e ofereceu reajuste de 9,62% divididos em duas vezes: 6,62% retroativo a setembro de 2016 e 2,81% retroativo a 1º de fevereiro.

Já o Grupo 3, de autopeças, não abriu diálogo para negociação. Na região de Sorocaba, grande parte das empresas ligadas ao G3 fecharam acordo diretamente com o Sindicato.

base Campanha Salarial categoria data direito e luta Metalúrgicos patronal reajustes regiao. trabalhadores sindicato Sorocaba