Lucro líquido da CNH Industrial cresce 5,7% no 2º trimestre, para US$ 129 mi

A fabricante de máquinas agrícolas e de construção CNH Industrial reportou nesta terça, 26, lucro líquido de US$ 129 milhões no segundo trimestre, 5,7% maior na comparação com igual período de 2015

Estadão Conteúdo
Foguinho/Arquivo/Imprensa SMetal

A margem operacional do segmento cresceu 1 ponto porcentual, para 7%

São Paulo, 26/07 – A fabricante de veículos, máquinas agrícolas e de construção CNH Industrial reportou nesta terça-feira, 26, lucro líquido de US$ 129 milhões no segundo trimestre, 5,7% maior na comparação com igual período de 2015. Já a receita diminuiu 2,9%, passando de US$ 6,95 bilhões para US$ 6,75 bilhões. “Nossos resultados vieram sólidos. Continuamos a demonstrar habilidade em executar nossos negócios apesar da grande disparidade de condições de demanda na indústria de bens de capital”, afirmou, em comunicado, o CEO da companhia, Richard Tobin.

As atividades industriais da CNH, que incluem equipamentos agrícolas e de construção, além de veículos comerciais e outros, registraram lucro operacional de US$ 453 milhões no trimestre, US$ 52 milhões a mais na comparação anual. A margem operacional do segmento cresceu 1 ponto porcentual, para 7%.

Só a área de equipamentos agrícolas teve lucro operacional US$ 38 milhões maior no trimestre, de US$ 301 milhões. A margem passou de 8,7% para 10,7%, mas a receita diminuiu 7,5%, para US$ 2,80 bilhões, em virtude das condições adversas no setor agropecuário como um todo, que tem lidado com a queda internacional das cotações de commodities agrícolas.

Já o segmento de construção obteve receita e lucro operacional menores. Os montantes foram de US$ 595 milhões (-19,6%) e de US$ 17 milhões (-51%), respectivamente. No caso do setor de veículos comerciais, as vendas aumentaram 5,1%, para US$ 2,59 bilhões, ao passo que o lucro operacional cresceu 49%, para US$ 100 milhões.

Para o restante do ano, a CNH Industrial confirmou seu guidance, que prevê receita de US$ 23 bilhões a US$ 24 bilhões para a área de atividades industriais, com margem variando de 5,2% a 5,8%.

Agrícolas Case CNH commodities guidance industrial líquido lucro receita Richard Tobin